FAET assegura parceria com embaixada de Taiwan para fortalecimento do agronegócio no Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
24/08/2015 - 16h22m

FAET assegura parceria com embaixada de Taiwan para fortalecimento do agronegócio no Tocantins

Assessoria de Comunicação FAET / SENAR Tocantins 

"O Tocantins é o Estado ideal para investir no agronegócio, e a Federação da Agricultura e Pecuária (FAET) é a garantia de que esses investimentos alcançarão o retorno esperado". A afirmação é do embaixador de Taiwan no Brasil, Isaac Meng-Hung Tsai, ao ser recebido pelo presidente do Sistema FAET/SENAR Tocantins, Paulo Carneiro, nesta sexta-feira, 21, durante visita técnica que tratou sobre futuras parcerias entre os dois territórios. O encontro contou com a presença do senador Donizeth Nogueira, responsável pela vinda do representante do país asiático ao Tocantins para conhecer as potencialidades do Estado, em especial do agronegócio.

O superintendente da FAET, Frederico Sodré, fez uma apresentação sobre as atividades desenvolvidas pela Federação e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO), responsável pela capacitação profissional dos produtores rurais e trabalhadores do campo, além de prestar assistência técnica continuada e extensão rural, a exemplo dos programas Travessia Bico, Travessia Seca/Sudeste Empreendedor, Travessia Leite e Travessia Palmas, que já atendem cerca de cinco mil produtores rurais em diversas atividades por todo o Tocantins.

Paulo Carneiro destacou que os cursos de qualificação profissional e a assistência técnica disponibilizada pelo SENAR têm realmente mudado a vida do produtor rural e do trabalhador do campo no Tocantins. "� comum encontrarmos produtores rurais comentando que conseguiram transformar suas propriedades rurais em verdadeiras empresas do campo. Nós estamos formando mão de obra qualificada para o setor que mais cresce no país que é o agronegócio. E isso reflete diretamente no crescimento da economia do nosso Estado. Tenho certeza que a provável parceria com Taiwan, país reconhecido pela sua excelência em tecnologia, será mais um grande passo para o fortalecimento do nosso setor", assegurou o presidente.

O embaixador reiterou que o Tocantins está pronto para as oportunidades, e que o país que representa pretende aumentar as importações que já faz no Estado, além de atrair novos investidores, apresentando um cenário de logística que pode ser um grande diferencial, uma vez que o Tocantins possui uma plataforma multimodal que integra todo o país, além de ser referência no agronegócio.

Donizeth Nogueira destacou a excelência dos cursos de qualificação profissional rural oferecidos pelo SENAR que, segundo o senador, tem mudado a vida de milhares de produtores rurais e da economia do Tocantins. "O SENAR de destaca ao colocar no mercado de trabalho uma mão de obra especializada e setorizada, e isso tem feito toda a diferença". Nogueira falou também dos serviços prestados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e que acredita numa bem sucedida parceria entre o Tocantins e o país asiático em diversas atividades, como o turismo, a tecnologia e o agronegócio.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente