Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/06/2016 - 20h17m

Falta de água afeta população de Aurora do Tocantins há dois dias

Fonte: Cleber Toledo 
Divulgação Google

A população de Aurora do Tocantins amanheceu nesta segunda-feira, 30, sem água. O problema, segundo o tecnólogo em Agropecuária Cleiton Torres, é constante. 
"Esse é um problema constante. Já houve dias da população ficar sem água por cinco dias. Hoje foi embora pela parte da manhã e, provavelmente, não tem hora para chegar. Eles [Agência Tocantinense de Saneamento] falam que estão resolvendo a situação, mas na verdade não tem nada sendo resolvido porque a gente vai no local do abastecimento e não encontra as pessoas que deveriam solucionar o problema", relatou o morador do município que se diz indignado por não ter serviço de qualidade, apesar de pagar alto valor pelo fornecimento.
"Eu fico indignado pelo preço que pagamos e eles não dão o atendimento devido à população. Quando entrou janeiro era raridade a gente ter abastecimento normal. 
No mês de abril ficou quase uma semana sem água. Aí o pessoal acionou o Ministério Público e devido a isso ela normalizou mais, já tinha muito tempo que não ia embora. Mas de janeiro a abril foi constante a falta de água. Nós ficávamos mais sem água do que com água", desabafou.
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em nota, informou que a queima de uma peça causou falta de fase na bomba de captação o que ocasionou a interrupção do abastecimento nesta segunda. 
Entretanto, um técnico já havia substituído o equipamento e o fornecimento de água retomado. "Em algumas horas a cidade inteira receberá água normalmente. 
Assim que houve o problema, no período da manhã, desta segunda-feira, 30, a ATS encaminhou um técnico para o local, que identificou a queima do relê de falta de fase na bomba de captação. 
Com a substituição do equipamento, o reservatório da cidade já está recebendo água e boa parte da população já tem o produto em suas casas", afirmou na nota.
Entretanto, além da falta de água, o morador de Aurora reclama da ausência de reservatório na cidade. 
"Outro problema que nós temos na cidade é a falta de um reservatório para quando a água for embora. Eles não disponibilizam esse reservatório para o munícipio", contou Cleiton. 
O tecnólogo citou ainda a promessa de construção do componente de armazenamento de água para atender o Setor Fortaleza, inaugurado recentemente. "Esse pessoal tem sofrido com a falta de água mais do que nós. 
O governador Marcelo Miranda esteve aqui na cidade e garantiu, em público, que já estava liberado esse serviço, só que nunca fazem, a gente nem acredita mais, só promessas", contestou o morador.
Sobre essa crítica, a ATS garantiu que, em breve, a cidade de Aurora do Tocantins vai receber o reservatório de água. "O anúncio já foi feito pelo presidente da ATS, Eder Fernandes. 
A licitação para a obra foi realizada recentemente e faz parte de um pacote de investimentos no valor de R$ 30 milhões, que vai beneficiar os 80 municípios atendidos pela Agência", concluiu a ATS.
Confira a íntegra da nota da ATS:
"Nota de Esclarecimento ?? Site Cleber Toledo
Falta de Água em Aurora do Tocantins
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), informa que o abastecimento em Aurora do Tocantins já foi retomado e em algumas horas a cidade inteira receberá água normalmente. 
Assim que houve o problema, no período da manhã, desta segunda-feira, 30, a ATS encaminhou um técnico para o local, que identificou a queima do relê de falta de fase na bomba de captação. 
Com a substituição do equipamento, o reservatório da cidade já está recebendo água e boa parte da população já tem o produto em suas casas.
Em breve, a cidade de Aurora do Tocantins vai receber mais um reservatório de água. 
O anúncio já foi feito pelo presidente da ATS, Eder Fernandes. A licitação para a obra foi realizada recentemente e faz parte de um pacote de investimentos no valor de R$ 30 milhões, que vai beneficiar os 80 municípios atendidos pela Agência."

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente