Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
04/10/2015 - 22h23m

Família realizará missa em Palmas na sexta em memória de Eudoro Pedroza

Do Portal CT 
Secretário Eudoro Pedroza, que faleceu neste sábado
Secretário Eudoro Pedroza, que faleceu neste sábado

O corpo do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Eudoro Pedroza, que faleceu às 21 horas deste sábado, 3, já está no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia (GO), desde as 6 horas deste domingo, 4, onde ficou até as 17 horas. Depois, seguiu em cortejo para a cremação, que deverá ocorrer nesta segunda-feira, 5.

Eudoro estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde as 19 horas de sexta-feira, 2. Ele tinha 74 anos e sofria de câncer no pulmão. A doença foi descoberta no final de fevereiro. O secretário deixa mulher e três filhas. O governador Marcelo Miranda (PMDB) e a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda (PMDB) já confirmaram que vão a Goiânia acompanhar o velório. Outras autoridades e amigos também estão se dirigindo para a capital goiana.
A família trará as cinzas do secretário para uma missa em Palmas na sexta-feira, 9. Ainda foi decidido quando as cinzas serão jogadas sobre as dunas do Jalapão, o que era um desejo de Eudoro, que mantinha na região, há dez anos, um importante programa social. Seu amor pelas comunidades da região do Jalapão e os projetos sociais renderam a Eudoro Pedroza o Título de Cidadão Jalapoense. Muito querido pelos moradores, é frequentemente citado como "Embaixador do Jalapão".

Os familiares estão para decidir se as cinzas serão jogadas no Jalapão nos dias 3 e 4, quando realizam o tradicional Natal Solidário na região, ou se antes desse evento que faz parte do programa social que o secretário desenvolvia.

Nascido em Goiânia, Eudoro Pedroza era graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (1965). Por 20 anos se dedicou à advocacia, além de ser empresário no ramo de bebidas. Mudou-se para o Estado do Tocantins em 1982.

Foi diretor, vice-presidente e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás. Também, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de Goiás, deputado estadual pelo Tocantins de 1991 a 1995, secretário de Governo do Estado do Tocantins, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Tocantins em 2006, conselheiro do Sebrae de Goiás e Tocantins, deputado federal, vice-presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Skol e presidente do Diretório Regional do PMDB do Tocantins.

Fundou várias Associações Comerciais, inclusive no então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Construiu o prédio da Associação Comercial e Industrial de Goiás, que leva o nome do seu pai Santino Lyra Pedroza.

Em 2010, Eudoro foi eleito primeiro suplente de senador do hoje governador Marcelo Miranda (PMDB). Porém, Marcelo foi impedido pela Justiça Eleitoral de tomar posse, e a vaga ficou com o terceiro colocado, senador Vicentinho Alves (PR).

Em 1992, ele, que foi um dos principais quadros históricos do PMDB, concorreu na primeira disputa pela Prefeitura de Palmas. A eleição foi vencida pelo hoje deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB).

De 2010 a 2014, Eudordo atuou como diretor executivo da Temar e Cemar.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente