Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
02/05/2016 - 18h17m

Festa de 20 anos de Barra do Ouro teve inauguração de obras e lançamento de selo postal comemorativo?

Assessoria de Imprensa - ATM 
Ascom /ATM

Nesta sexta-feira e sábado (29 e 30/04), o município de Barra do Ouro, a 467 km da capital Palmas, celebrou 20 anos de emancipação política. No decorrer de duas décadas de história, a cidade se consolidou as margens do Rio do Tocantins e se destaca entre as cidades da região norte do Estado. Nesses dois dias, a Prefeitura de Barra do Ouro promoveu festividades para comemorar o aniversário do Município, com direito a inauguração de obras, culto, shows e lançamento de selo postal comemorativo dos 20 anos da cidade.


As comemorações do aniversário do município iniciaram na sexta-feira, com a II Cruzada Evangelística de Barra do Ouro. O evento reuniu devotos e representantes das igrejas evangélicas da cidade, que juntos louvaram e agradeceram pelos 20 anos do Município. No sábado, considerado do dia D das festividades, as celebrações iniciaram com queima de fogos e missa solene promovida pela igreja católica.


Conquistas


Em seguida, a comunidade barradourense festejou a entrega da quadra poliesportiva e do campo de futebol de Barra do Ouro. O prefeito Gilmar Cavalcante destacou as conquistas do Município nos últimos anos. "Temos a alegria de ver que Barra do Ouro está estruturada e equipada com programas e serviços indispensáveis ao cidadão. Além da sede da cidade, os povoados também foram contemplados com obras e projetos de desenvolvimento", afirmou o gestor municipal, que entregou ainda pavimentação asfáltica de ruas do centro da cidade e  aterro sanitário ?? esse último construído com a parceria de municípios circunvizinhos.


Selo


A unidade dos Correios de Barra do Ouro lançou o Selo Comemorativo dos 20 anos de Barra do Ouro ?? a etiqueta personalizada servirá para emissões postais originadas no Município, e carrega a imagem da Praça Nemésio Miranda, um dos cartões postais de Barra do Ouro. O material foi autenticado por vereadores e prefeito, na companhia do agente comercial dos correios de Barra do Ouro, Deusiram Gomes e da Diretora Regional dos Correios no Tocantins, Ana Patrícia Fernandes Maciel, que prestigiaram as festividades.


As festividades retornaram a noite com a fala das autoridades, tendo a participação do prefeito de Babaçulândia, Franciel de Brito.  Na ocasião, a comunidade entoou o canto de parabéns, tendo queima de fogos e bolo comemorativo. As celebrações foram encerradas com o agito da banda Forró Boys e do cantor Washington Brasileiro, que animaram os barradourenses durante toda a noite.


História


Devido a grande enchente do Rio Tocantins ocorrida no ano de 1990, a população do Povoado Beira Rio, no território de Barra do Ouro, à época pertencente ao município de Goiatins, foi desabrigada e teve que ocupar os terrenos mais altos da região, que pertencia ao fazendeiro Nermízio Machado de Miranda. Com a descoberta de um veio aurífero no Rio Ouro, afluente do Rio Tocantins, o novo povoado revigorou-se, passando a se chamar Barra do Ouro. O aniversário da cidade é oficializado no dia 26 de abril.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente