Festividade marca início da colheita do capim dourado - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
08/09/2015 - 17h09m

Festividade marca início da colheita do capim dourado

Secom/Governo do Tocantins 
Esequias Araújo / Governo do Tocantins
Festividade marca início da colheita do capim dourado no Jalapão
Festividade marca início da colheita do capim dourado no Jalapão

A partir do dia 20 de setembro, as comunidades tradicionais da região do Jalapão  estão autorizadas a realizar a coleta do capim dourado, matéria-prima tradicional da região. A data para início da colheita Ã© regulamentada para garantir o manejo sustentável do capim dourado, como forma de preservação e controle de sua retirada, prevenindo a ação de atravessadores e a comercialização ilegal. 

Anualmente, o período é celebrado pela comunidade com a já tradicional Festa da Colheita do Capim Dourado, que este ano chega a sua 7ª edição. O evento, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de setembro, é promovido pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e outros parceiros. Neste período, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a cultura, as tradições e, em especial, de verificar como se dá o processo de produção do artesanato de capim dourado desde o momento de colheita da matéria-prima até a confecção das peças. 

Membro da equipe organizadora do evento, Ilana Ribeiro Cardoso, apontou que a festa tem grande significado para as comunidades. "Representa o início de uma colheita, época que vai garantir a produção de artesanato ao longo de todo o ano. � um marco que estamos registrando com uma festa. Isso vai divulgar não só o capim dourado, mas o povo do Jalapão, que precisa ser valorizado", considerou.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, o incentivo ao evento é parte da política de desenvolvimento da região do Jalapão, uma das prioridades do Governo. "O capim dourado já se tornou a base de sustento dessa comunidade e o Estado tem o dever de apoiar e fazer com que tenham, a cada dia, mais oportunidade de levar seus produtos a outros mercados. Paralelo à questão econômica, temos que lembrar que este evento fortalece a identidade cultural de um povo, tornando-se um momento de difusão da história e cultura do Povoado Mumbuca, assim como integra as demais comunidades remanescentes de quilombos estabelecidas na região", pontuou.

Programação

A Festa da Colheita impulsiona a economia local, movimentando pousadas e modos alternativos de hospedagem, restaurantes e outros tipos de comércio, além da venda dos produtos derivados do capim dourado.

Ao longo dos três dias, atividades como rodas de conversa, apresentações musicais, cantigas de roda, entre outras, vão movimentar o Povoado Mumbuca, localizado no município de Mateiros. Uma das principais atividades programadas para quem participa do evento é o roteiro de base comunitária â?? com visita à vereda para demonstração da colheita do capim dourado, com um condutor de turismo local; café com prosa tendo a participação das famílias tradicionais quilombolas e oficina demonstrativa de artesanato em capim dourado.

Tradição

Como os demais municípios que integram a região do Jalapão, Mateiros tem na agricultura de subsistência sua principal atividade econômica. A utilização do capim nativo de hastes douradas (nome científico: Syngonanthus nitens), predominante nos campos e veredas ao redor do povoado Mumbuca, onde estão localizadas comunidades quilombolas, teria se dado há cerca de oito décadas, em decorrência da necessidade de utensílios domésticos, com uso da técnica de trançagem, assimilada dos índios da etnia Xerente. 

A partir da década de 1990, por iniciativa de lideranças comunitárias como Dona Guilhermina Ribeiro da Silva (Dona Miúda), Inocência Nepomuceno e Silvéria Gonçalves (Dona Severa), surgiram as primeiras peças destinadas à comercialização. Com incentivo do Governo do Estado e outras instituições, pessoas das comunidades foram inseridas em programas de treinamento e capacitação, que deram uma nova identidade à produção e a vasta divulgação levou os produtos a atravessarem as fronteiras do Tocantins, alcançando o mercado internacional e as vitrines de grandes lojas de artigos de luxo. 

Preservação

Para garantir a preservação da matéria-prima, são estabelecidos critérios de coleta. Além da data para início, o capim só pode ser colhido por artesãos credenciados em associações comunitárias e extrativistas. "A comunidade percebeu que se não cuidar, vai acabar. Então, temos uma preocupação muito grande com a questão da preservação", finalizou Ilana Cardoso.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente