Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
23/05/2019 - 17h09m

Força Jovem suporta a pressão do Sparta, vence por 3 a 0 e abre boa vantagem no hexagonal da Série A do Tocantins

craquesdoradio.com 
Foto: Celio Carlos

Um jogo de futebol de altíssimo nível, foi apresentada nesta tarde de quarta-feira na cidade de Lavandeira, Força Jovem de Lavandeira e Sparta da cidade de Araguaína entraram em campo pelo jogo de ida da segunda fase a hexagonal da competição tocantinense, e fizeram um bom jogo.  O Força Jovem segue a todo vapor no Campeonato Tocantinense. Nesta quarta, a Águia suportou a pressão da Sociedade Desportiva Sparta, venceu por 3 a 0 e leva uma boa vantagem na bagagem para o jogo de volta em Araguaína.

Depois dos primeiros minutos estudando os donos da casa, o Sparta assumiu as primeiras ações do jogo através de Ozil e Moisés Rato que se movimentavam bem e davam bastante trabalho para os azulinos lavandeirenses. ? foi exatamente assim que nasceu a primeira jogada de perigo no jogo, quanto o ataque spartano parou em defesa segura de Paulo Nunes aos 12 minutos. No contra taque rápido do Forca Jovem, Wanderson Negrão acabou não dominando bem a bola no passe de Fábio Júnior e desperdiçou boa chance.

O Sparta comandado pelo experiente Fernando Brasília e o Força Jovem nas mão do bom comandante Célio Ivan, travavam um  duelo tático com time visitante demonstrando mais tranquilidade, visualmente nervosos em campo o Força Jovem não conseguia imprimir um ritmo de jogo e  as jogadas não fluía, apenas rifavas as bolas para ao ataque buscando a velocidade dos atacantes, com mais toque e dominando as ações o Sparta criou as melhores oportunidades , mas parava no bom sistema defensivo do Força Jovem . Aos 23 minutos, Jair tentou encontrar Gordo pela ponta e Bruno Carmolândia afastou pela linha de fundo. O próprio Gordo foi para a cobrança a defesa do Sparta afastou mal e a bola sobrou limpa nos pés de Negro Dé que estufou as redes de Silva, para inaugurar o placar. Força Jovem 1 x 0,    festa no Leyvalmir Rodrigues.

Mesmo levando o gol o time de Araguaína manteve se lucido em campo, e a tática do Célio Ivan se configurava como deixar a posse de bola para o adversário e tentar o contragolpe. Na sequência de um primeiro tempo intenso, os comandados de Fernando Brasília ainda tentaram algumas jogadas agudas de linha de fundo na tentativa de igualar o placar do Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues, mas os 45 minutos iniciais terminaram com vitória parcial dos donos da casa. No último lance da primeira etapa Sparta teve mais uma chance mas novamente uma boa intervenção do goleiro azulino.

A segunda etapa começou como havia terminado a primeira; pressão dos visitantes, 63% de posse de bola e a defesa do Força Jovem se segurando para possibilitar ao meio de campo e aos desafogos pelas laterais os contra ataques para quem sabe aumentar o placar. O Sparta mexeu colocando Thiago pela esquerda no lugar de Magal e este começou a criar mais algumas chances, a melhor delas, originou m arremate para o gol que Paulo Nunes defendeu e na sobra a bola caiu no pé do zagueiro Bruno Bahia que livre de marcação isolou o chute , jogando para o alto a oportunidade de empatar o jogo. Célio Ivan também movimentou seus suplentes e tratou de colocar Taguá no lugar de Marcelo Cardoso, substituição que deu mais consistência no meio campo da equipe, segurando um pouco a pressão adversaria.

Se o lateral Jair Jr. não fazia uma boa partida pela direita, o volante Foguinho era um incansável por aquele lado de campo e foi ele quem desceu em velocidade e originou a jogada do pênalti bela jogada de Foquinho que arrancou com a bola num contra-ataque fulminante, ele saiu do seu sistema defensivo e foi ganhando na habilidade e na velocidade até chegar na grande área, quando ia tentar o passe para Wanderson Negrão , sofreu a carga e foi derrubado, pênalti marcado pelo árbitro Edvaldo Fonseca, delírio dos torcedores da Águia Azul, Gordo acabou deixando a cobrança mais uma vez para Wanderson Negrão  o artilheiro da Águia Azul  colocou a bola debaixo do braço e assumiu a cobrança, passado a reclamação do time spartano , , Wanderson bateu com tranquilidade e aumentou o marcador,um placar construído em cima de um adversário com muito potencial, já era um resultado muito bom para o caçula da competição Tocantinense. 24 minutos do segundo tempo. Força Jovem 2 x 0 Sparta.

 Dispostos a diminuir a diferença e, com a inspiração do bom jogo que Moisés Rato fazia o Sparta ainda algumas jogadas onde a defesa ora com Danilo, ora com Uesles além das defesas de Paulo se sobressaiam.

O jogo era um duelo tático dos dois bons treinadores, Fernando Brasília, colocou Barata no lugar de Jean, para buscar o gol, Célio Ivan por sua vez, já tinha feito a substituição de Tágua no lugar de Marcelo Cardoso, que melhorou o sistema de meio-campo do time, colocou em campo Rodrigão no lugar do goleador Wanderson Negrão, na tentativa de ter um jogador de força e com mais fôlego no ataque para segurar o ímpeto do adversário, e na sua última mexida, colocou Rafael Baiano no lugar de Nego Dé, para tentar um contra golpe, e deu certo.

As investidas do Sparta continuavam parando no bloqueio defensivo do Força Jovem , com Agenor, Ueles e Danilo, fazendo uma boa partida, quando se livravam deles, tinham o goleiro Paulo Nunes de novo numa tarde inspirada. E o Sparta que merecia até uma melhor sorte no jogo, viu sua situação se complicando no último lance da partida, contra ataque, velocidade do Rafael Baiano, que ganhou o lance pela esquerda e encontrou Foquinho livre na grande área, não desperdiçou a oportunidade, jogou para o fundo das redes, decretando uma vitória importantíssima do time do Sudeste do Tocantins, 3 a 0. No apagar das luzes, aos cinquenta minutos de jogo o gol que coroou a partida tecnicamente perfeita de Foguinho e deixaram o público presentes no Ninho da Águia satisfeitos e esperançosos. Um placar fabuloso, que coloca o time de Lavandeira com grande chance de estar na semifinal do Tocantinense, logo na sua primeira participação.  O Força Jovem se mostrou um time maduro, bem treinado, consciente em campo, onde cada um sabe o que fazer e dá um passo enorme para a consolidação de um trabalho, que foi como formiguinha, mas se agigantou na reta final da competição. Próximo jogo dia 29 de maio ás 20:15 no Estádio Mirandão em Araguaína no Norte do Estado, podendo perder até por dois gols de diferença, e até mesmo se perder o jogo com mais gols, pode ser que com este resultado o Força Jovem alcance a melhor colocação entre os que não obtiverem a vitória no hexagonal e se classifique para a semifinal, Para o Sparta resta vencer por 3 a 0 - para levar para a prorrogação, 4 a 0 o Tricolor do Norte avança direto. Certo que é, que teremos na próxima quarta-feira em Araguaína um duelo interessantíssimo e que vale a pena ser acompanhado, pelo que apresentou em campo técnica e taticamente as duas equipes merecem seguir na competição.

 FICHA T?CNICA

FORCA JOVEM 3 X 0 SPARTA

Local: Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues, Lavandeira (TO)

Data: Quarta, 22 de maio de 2019

Horário: 16h (de Brasília)

GOLS:

FOR?A JOVEM: Negro Dé (23 minutos do 1T), Wanderson Negrão (24 minutos 2T) e Foguinho (50 minutos 2T)

FOR?A JOVEM: Paulo, Jair Jr, Uesles, Danilo e Fábio Jr; Agenor, Marcelo Cardoso (Taguá), Foguinho e Gordo; Negro Dé (Rafael Baiano) e Wanderson Negrão (Rodrigão)

Técnico: Celio Ivan

SPARTA: Silva, Fabrício, Bruno Bahia, Bruno Carmolandia e Magal (Thiago); Ozil, Valtenes, Felipe Pipoca e Moisés Rato; Gian (Barata) e Lucas

Técnico: Fernando Brasília

Público: 282 pagantes, 28 não pagantes, 310 presentes Renda de R$ 2.960,00 .


© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente