Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde realiza visita ao Hospital Geral de Palmas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
01/03/2016 - 13h34m

Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde realiza visita ao Hospital Geral de Palmas

Wanja Nóbrega / Governo do Tocantins 
Luciano Ribeiro / Governo do Tocantins
Governo do Estado pretende com a criação de um grupo de trabalho que envolve várias pastas é superar suas dificuldades o mais rápido possível
Governo do Estado pretende com a criação de um grupo de trabalho que envolve várias pastas é superar suas dificuldades o mais rápido possível
  • Por ser a maior unidade do Estado, o HGP foi o primeiro a receber a visita da equipe - Luciano Ribeiro / Governo do Tocantins - See more at: http://portal.to.gov.br/noticia/2016/3/1/gabinete-de-enfrentamento-a-crise-na-saude-realiza-visita-ao-hospital-ger
  • Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde foi criado para agilizar soluções para os problemas vividos na saúde

"O Hospital Geral de Palmas é o melhor do Tocantins, é um dos melhores da região Norte; é um hospital forte, que salva vidas, com uma equipe competente". A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, Marcos Esner Musafir, feita durante visita do Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde à unidade hospitalar, na manhã desta terça-feira, 1° de março. Essa primeira visita teve como objetivo apresentar aos titulares das pastas que compõem o Gabinete a realidade atual do Hospital Geral de Palmas (HGP), que passa por graves dificuldades, especialmente por falta de repasses financeiros do governo federal. 

O Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde foi criado para agilizar ações que culminem com soluções para os problemas vividos em todas as unidades que compõem a estrutura da saúde pública do Estado. Por ser a maior unidade do Estado, o HGP foi o primeiro a receber a visita da equipe. A primeira medida adotada é o trabalho conjunto entre as equipes técnicas das nove pastas que formam o Gabinete com a equipe do hospital, para garantir uma gestão mais eficiente de recursos materiais e pessoais. 

Marcos Musafir reforça que a crise da saúde pública no Tocantins não é um caso isolado e lembra que o país inteiro está sofrendo por falta de investimentos no setor. O que o Governo do Estado pretende com a criação de um grupo de trabalho que envolve várias pastas é superar suas dificuldades o mais rápido possível, fazendo com que o HGP seja referência em saúde pública. 

O secretário-geral de Governo e Articulação Política, Lyvio Luciano, informou que o governador Marcelo Miranda tem pressa em ver a saúde pública do Tocantins cumprindo seu papel, que é garantir assistência eficiente ao cidadão. Para tanto, o Hospital Geral de Palmas, o maior do Estado, precisa ter atenção especial, daí a necessidade de criar um Gabinete que envolva várias secretarias. "Ã? uma espécie de força-tarefa, onde todos estão focados em resolver desde os problemas emergenciais, até apresentar um planejamento para soluções a médio e longo prazo", disse Lyvio Luciano. 

O Gabinete de Enfrentamento à Crise na Saúde foi criado pelo governador Marcelo Miranda, no último dia 25 de fevereiro, por meio do Decreto nº 5.382. Compõem o Gabinete, noves pastas: Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Geral de Governo e Articulação Política, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Comunicação Social, Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, Secretaria de Estado da Fazenda e Casa Civil.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente