Gestores recebem orientações sobre atuação do TCE e serviços bancários - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
13/03/2017 - 07h44m

Gestores recebem orientações sobre atuação do TCE e serviços bancários

Polyana Pegoraro 
Foto: Ascom Sebrae/Divulgação
Conselheiro Moisés Vieira Labre, do TCE, leva orietanções aos gestores no seminário dessa sexta
Conselheiro Moisés Vieira Labre, do TCE, leva orietanções aos gestores no seminário dessa sexta

Durante a programação do seminário "Um mundo em transformação", realizado nessa sexta-feira, 10, os gestores públicos tocantinenses receberam orientações sobre os sistemas e ferramentas utilizados pelo Tribunal de Contas do Tocantins em palestra ministrada pelo conselheiro substituto do TCE, Moisés Vieira Labre.

O conselheiro destacou que os processos no tribunal são totalmente digitalizados e que a transparência e uma das marcas do órgão. "Entre as principais vantagens estão a agilidade para os jurisdicionados e a transparência dos dados que são disponíveis para toda a população ", afirmou.

A estrutura muitas vezes inadequada das prefeituras também foi destacada pelo conselheiro, além da necessidade do gestor de não repassar a terceiros a assinatura digital que cada prefeito possui junto ao tribunal. "� como se você repassasse o seu cartão de crédito. Já houve casos de prefeito não ter conhecimento de documento repassado ao tribunal", afirmou.

Linhas de crédito
Durante a programação, os representantes de instituições bancárias apresentaram produtos de interesse do poder público municipal. O superintendente do Banco do Brasil, Marcos Krieger, destacou as soluções que o banco possui para setor na área de gestão tributária e financeira.

Já o gerente Regional de Governo da Caixa Econômica Federal, Vandeir Ferreira apresentou as diretrizes do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT).

O superintendente do Banco da Amazônia, Carlos Henrique Marques destacou as fontes de recurso do banco, condições e serviços que podem ser acessados pelas prefeituras e ressaltou que a disponibilidade de investimento do banco para o Tocantins este ano é de R$ 1 bilhão.

Para o secretário de Saúde de Cristalândia, Sinval Moraes conhecer as alternativas apresentadas pelas instituições. "Foi muito interessante poder conhecer mais a fundo as linhas de crédito, pois com recursos escassos o município pode ter acesso a crédito para investimento", enfocou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente