Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
05/07/2017 - 15h51m

Governador apresenta investimentos em prevenção e combate a queimadas no Estado

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 
Foto: Frederick Borges/Governo do Tocantins

O governador Marcelo Miranda apresenta, nesta quinta-feira, 6, às 9 horas, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia, investimentos na prevenção, combate e fiscalização contra os focos de incêndios no Estado, além da Plataforma de Compartilhamento de Informações (PCI). A PCI é uma ferramenta de tecnologia que usa imagens de satélites atualizadas e que servirão de auxílio no monitoramento do enfrentamento em relação ao fogo.

A solenidade, que marca oficialmente o lançamento da campanha institucional que será utilizada para informar sobre o uso de tecnologia no combate e prevenção às queimadas, contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, do Exército, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e outros órgãos afins.

Com o objetivo de reforçar as operações em campo, a Semarh investiu cerca de R$ 500 mil, em convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na PCI, uma ferramenta que já está funcionando e que a atualização é feita por meio de análise de imagens resultantes do mapeamento via satélite de todo o território do Tocantins.

Outro investimento será na ordem de aproximadamente R$ 500 mil, já licitados, para o aparelhamento do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), localizado em Gurupi. Os recursos advêm de convênio com o Banco Mundial, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional, Integrado e Sustentável (PDRIS). Eles serão utilizados na aquisição de equipamentos de Tecnologia da Informação e de instrumentos para a implantação do laboratório; um veículo; e um drone para monitorar as queimadas e incêndios florestais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente