Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
01/07/2021 - 20h15m

Governador Carlesse garante reforço nutricional a estudantes da rede estadual de ensino em Dianópolis com entrega de kits de alimentação

Jarbas CoutinhoGoverno do Tocantins 
Foto:: Whashington Luiz/Governo do Tocantins
Entrega simbólica feita pelo governador Mauro Carlesse marcou a abertura da terceira etapa da entrega dos alimentos aos estudantes que pertencem à DRE de Dianópolis
Entrega simbólica feita pelo governador Mauro Carlesse marcou a abertura da terceira etapa da entrega dos alimentos aos estudantes que pertencem à DRE de Dianópolis

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, deu continuidade a sua agenda de amparo aos alunos da rede estadual de ensino nesta quinta-feira, 1º, em Dianópolis. A entrega simbólica foi realizada no Colégio Estadual João D"Abreu e marcou a abertura da terceira etapa da entrega dos alimentos aos estudantes que pertencem à Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Dianópolis.

Estão sendo disponibilizados 2.605 kits só para o município. Os kits podem ser retirados pelos estudantes do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa; Escola Estadual Coronel Abílio Wolney; Escola Estadual Joca Costa; Escola Especial Colibri; e Escola Cooperativa Chapadão. Já os alunos que utilizam o transporte escolar irão receber os kits nos pontos em que ingressam nos veículos.

Ao todo, serão entregues 7.240 kits de alimentos a estudantes pertencentes à DRE de Dianópolis.

O governador Mauro Carlesse ressaltou, durante a entrega dos alimentos, que a sua preocupação neste momento é com as pessoas afetadas diretamente pela pandemia. "Nossa preocupação é com essas pessoas que perderam o emprego e estão em dificuldades para o sustento da família e também com os estudantes que tem na alimentação escolar a principal fonte nutricional. Vamos continuar atendendo esse público. É nossa obrigação", enfatizou.

O Governador reforçou que o sucesso da campanha se deve ao empenho da equipe da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e de outras pastas governamentais que atuam com verdadeiro senso de solidariedade.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a ação foi idealizada seguindo as orientações do Governador. "É um cuidado contínuo com os nossos estudantes. O governador Mauro Carlesse tem um olhar muito claro de que a educação transforma a vida e determinou essa ação como uma forma de cuidado.  Estamos avançando na terceira etapa da entrega dos kits, que tem um envolvimento de todos os profissionais da educação, atuando especialmente na distribuição dos alimentos", pontuou.

O evento foi prestigiado pelo vice-governador Wanderlei Barbosa e contou com as presenças de deputados estaduais, prefeitos e vereadores de toda a região, além de professores e alunos.

3ª Etapa

Desde o início da terceira etapa da entrega de alimentos para os estudantes da rede estadual de ensino, até esta quinta-feira, 1º de julho, o Governo do Tocantins, por meio da Seduc, já disponibilizou 23.129 kits no Estado. 

No início da terceira etapa, em 1º de junho, os alimentos foram distribuídos a estudantes da rede estadual pertencentes à DRE de Gurupi, onde já foram disponibilizados 5.428 kits, atendendo os municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Sucupira, Talismã.

Na sequência, no dia 18 de junho, o Governo do Tocantins iniciou a distribuição em unidades de ensino da DRE de Palmas, atendendo a estudantes matriculados nas unidades de ensino do distrito de Taquaruçu e Buritirana (em Palmas), Novo Acordo e Lagoa do Tocantins, somando 1.621 kits, disponibilizados em toda a Regional.

No dia 21 de junho, os alimentos começaram a ser disponibilizados em municípios da região do Bico do Papagaio, na DRE de Araguatins, onde já foram disponibilizados 10.639 kits, atendendo aos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins.

Já no dia 25 de junho, os kits começaram a ser disponibilizados no município de Colmeia, na DRE de Guaraí, atendendo 1.002 estudantes, matriculados no Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, na Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, na Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira e na Escola Especial Filhos da Luz.

E no final do mês passado, no dia 29 junho, foram disponibilizados 1.983 kits de alimentos para estudantes do município de Pedro Afonso. O município integra a Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Pedro Afonso, onde serão entregues 5.782 kits de alimentos.

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da Covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço: http://www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul - Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde - Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal n° 13.979/2020 – de enfrentamento à Covid-19, somente para atender a situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislações federal e estadual referentes a este contexto estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente