Governador destaca caráter participativo na construção do PPA durante encontro em Colinas - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
28/09/2015 - 20h32m

Governador destaca caráter participativo na construção do PPA durante encontro em Colinas

Gisele França / Governo do Tocantins 
Elizeu Oliveira / Governo do Tocantins
As centenas de pessoas que marcaram presença no Colégio Estadual Ernesto Barros, em Colinas, irão colaborar com a construção do Plano Plurianual 2016-2019
As centenas de pessoas que marcaram presença no Colégio Estadual Ernesto Barros, em Colinas, irão colaborar com a construção do Plano Plurianual 2016-2019

O que precisa ser feito em áreas como a saúde, educação e infraestrutura deixou de ser uma discussão somente do Governo do Estado e passou a ser compartilhada com o cidadão. Esse é o propósito da atual gestão do governo estadual, que tem percorrido todas as regiões do Estado para saber o que a população pensa e sugere de melhorias para todos os setores públicos. Nesta segunda-feira, 28, foi a vez de ouvir os moradores da região noroeste, em solenidade com a presença do governador Marcelo Miranda. As centenas de pessoas que marcaram presença no Colégio Estadual Ernesto Barros, em Colinas, irão colaborar com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.

"Já atingimos quase 80% do Estado. Um contato direto com a sociedade em que todos estão tendo o direito de falar, sugerir projetos que possam ser consolidados no seu município", destacou Marcelo Miranda ao acrescentar "são homens e mulheres que, de forma democrática e igualitária, estarão sentados para definir caminhos e prioridades desta região de desafios, prosperidade e oportunidades econômicas e sociais".

Segundo Marcelo Miranda, é preciso responsabilidade no trato das coisas públicas, por isso o cuidado de planejar e discutir as oportunidades e prioridades de cada região. "Acredito que um governo mais perto da população começa com o planejamento presente em todas as regiões doEstado".

Para o governador, o futuro do Tocantins está em nossas mãos, governo, sociedade e instituições,todos unidos pelo diálogo e pelo trabalho. "Somos atores e criadores do novo conceito de administração pública em nosso estado. Uma administração com foco em resultados, transparente e democrática", destacou.

Metas

Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, o diferencial do orçamento do próximo ano é que ele vai além dos números. "A determinação do governador é de fazer uma gestão diferente, por isso nosso orçamento não vai ser só números, mas metas também, com o acompanhamento de todo cidadão, por meio do Portal da Transparência", explicou.

Base

Prefeito do município anfitrião do encontro, José Santana, elogiou a iniciativa do Governo e destacou que ninguém melhor que o cidadão para dizer o que é melhor para ele. "Temos que ter essa grandeza. Ã? preciso a gente entender que é nossa obrigação ouvir a população. Se o Estado precisa crescer nos próximos anos, a hora de planejar é agora e o melhor é ouvir as pessoas. Elas têm os seus sentimentos. O PPA popular é um gesto de boa gestão", destacou.

Quem também pensa assim é a servidora pública Solange Araújo da Silva, que saiu de Nova Olinda, a 50 km de Colinas, para participar das oficinas. Para ela, que pela primeira vez participa de uma discussão como essa, é fundamental abrir esse espaço para o cidadão opinar. "Ã? muito importante ouvir e fazer acontecer o que a população solicita, porque às vezes vendo de longe é uma coisa e quem sente a necessidade no dia a dia é a população. Por isso, Ã© muito importante nos ouvir", declarou.

Abrangência

Neste, que é o sexto encontro regional do PPA, estão presentes moradores de 18 municípios: Arapoema, Bandeirantes, Bernardo Sayão, Brasilândia, Colinas do Tocantins, Colmeia, Couto de Magalhães, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Pau Dâ??arco, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Rio dos Bois e Tupiratins.

O encontro tem como foco a discussão de seis eixos temáticos: Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional, Urbano e Industrial; Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Gestão Pública; Educação e Conhecimento.

PPA

A partir desses levantamentos, o Governo enumera as prioridades para investir melhor os recursos públicos e atender às demandas da população. O Plano Plurianual define diretrizes, objetivos e metas da administração para os próximos quatro anos.

Participação

Juntou-se aos moradores da região, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Osires Damaso e a deputada Amália Santana; o defensor público geral, Marlon Amorin; oprocurador-geral de Justiça, Clenan Renault de Melo; secretários de estado e outras autoridades locais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente