Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
26/09/2015 - 12h24m

Governador e Comandante Geral da PM prestigiam inauguração no destacamento ambiental de Pedro Afonso

Portal do Sudeste 
Divulgação

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25, na cidade de Pedro Afonso, a solenidade de inauguração das obras de reforma e ampliação do destacamento de Polícia Militar Ambiental da cidade. O evento contou com a presença do governador Marcelo Miranda e do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos, do prefeito Jairo Soares Maranhão, dentre outras autoridades.

O evento teve início com a apresentação da tropa da Polícia Militar ao governador, realizada pelo tenente PM Messias Rogério Araújo Albernaz. Na sequência, os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, ao som da Banda de Música da Polícia Militar.

O Destacamento de Polícia Militar Ambiental de Pedro Afonso foi instalado pela Portaria n.º 019/2007, tendo como primeira sede duas salas disponibilizadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. O destacamento faz parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Tem a missão de promover a segurança pública no que tange a prevenção contra os crimes ambientais. Atualmente é comandando pelo subtenente PM Joaquim de Sousa Cavalcante.

A mudança para a sede atual ocorreu no ano de 2008 e a reforma foi iniciada e concluída neste ano de 2015. Além da ampliação e reforma das instalações, visando a sustentabilidade, os policiais militares também construíram uma praça ecológica com pneus e garrafas pet.

A reforma foi custeada por meio de doações da comunidade local e de comerciantes, também com a venda de madeira apreendida, devidamente doada pelos órgãos competentes ao Destacamento. A mão de obra foi dos próprios policiais militares, que em um esforço coletivo garantiram as melhorias do seu ambiente de trabalho, e consequentemente um atendimento de mais qualidade para a comunidade local.

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda, o comandante da PM Glauber de Oliveira, e demais autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração das obras de ampliação e reforma do destacamento de polícia militar ambiental, e da placa de agradecimento aos colaboradores.

O coronel Glauber agradeceu a presença de todos, em especial do governador Marcelo Miranda, e parabenizou os colaboradores que contribuíram para revitalização e ampliação do destacamento. "Esta obra é mais uma prova de que o povo tocantinense deposita grande parcela de confiança e credibilidade à Polícia Militar do Estado do Tocantins, vez que esta ampliação e reforma foi realizada, em específico, graças à colaboração da sociedade pedroafonsina através da doação de recursos financeiros e materiais", disse o comandante.

 O comandante geral da PM lembrou ainda o esforço dos policiais militares que trabalham na unidade e realizaram as obras, em nome do comandante do destacamento, subtenente Cavalcante. "Graças ao trabalho e esforço realizado pelos integrantes da família PMTO, estamos materializando a proteção e fiscalização de um dos mais importantes patrimônios do Estado: o meio ambiente", finalizou coronel Glauber.

O governador Marcelo Miranda se disse feliz em retornar à cidade de Pedro Afonso e acompanhar as transformações econômicas e sociais da cidade. Destacou que a sinergia entre militares e a sociedade civil na busca de melhores condições de trabalho para o destacamento é um exemplo da sensibilidade do povo tocantinense.

"Novos paradigmas para a administração pública estão sendo pensados para o Brasil e o Tocantins. A transição para o futuro que os brasileiros e os tocantinenses desejam e sonham é uma tarefa gratificante e prazerosa quando realizada ao lado da nossa gente. Trabalho, vontade, coragem, bravura, nosso povo tem de sobra. O que vemos aqui é fruto do diálogo e uma prova concreta da confiança da sociedade na nossa aguerrida Polícia Militar" enfatizou o governador.

Em seguida, as autoridades e o público presente conhecerem as novas instalações da sede do destacamento e foram convidados para participarem da reunião regional do Plano Plurianual (PPA), que acontece no Colégio Comendador Pádua Fleury.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente