Governador entrega mais 96 leitos do HGP e avança na universalização do atendimento do SUS - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
22/08/2017 - 14h55m

Governador entrega mais 96 leitos do HGP e avança na universalização do atendimento do SUS

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins 
FOTO: Mapa da noticia
  • O governador Marcelo Miranda ressaltou que o governo está conseguindo mudar o quadro da Saúde no Tocantins, com mais de 55% da obra do HGP concluída

O Governo do Tocantins dá mais um importante passo na universalização do atendimento do Sistema �nico de Saúde (SUS), com a entrega de mais 96 leitos de internação no Hospital Geral de Palmas (HGP), feita pelo governador Marcelo Miranda na manhã desta terça-feira, 22. Com essa entrega, o HGP passa a contar com um total de 390 espaços destinados a especialidades clínicas e cirúrgicas. Ele esteve acompanhado da vice-governadora, Claudia Lelis, de secretários e deputados estaduais.

"Estamos conseguindo mudar o quadro da Saúde no Tocantins, com mais de 55% desta obra concluída", resumiu o governador Marcelo Miranda, durante a inauguração. Na oportunidade, ele destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos no setor. "Esse é mais um importante passo no processo de melhoria na Saúde do Estado. Estamos dando a resposta que a população espera na melhoria da qualidade do atendimento prestado aos usuários do Hospital Geral de Palmas", destacou.

O secretário de Estado de Saúde do Tocantins, Marcos Esner Musafir, destacou que a saúde possui uma demanda que é crescente. "Com isso vamos poder avançar, ampliar e ofertar mais conforto e mais dignidade ao atendimento à população. Ampliar a oferta, porque a demanda está crescendo, precisamos de mais leito no Estado e o governador tem atendido essa demanda da população e da área da saúde", ressaltou.

Beneficiados

O pedreiro Gilvani Alves Coelho deu entrada no Hospital Geral de Palmas no dia 2 de agosto para fazer um procedimento no nos rins. Ele destaca a qualidade do atendimento do Hospital Geral de Palmas. "Atendimento ótimo. Fui muito bem recebido, tratado e medicado. Hoje mesmo acredito que vou receber alta", disse.

A dona de casa Maria Divina Matos de Oliveira, internada há 15 dias no HGP, inicia amanha às sessões de radioterapia. Ela comenta a mudança para a nova ala da unidade hospitalar. "Vim para cá, foi maravilhoso. Tudo aqui está perfeito, o apartamento é muito bom. Faz horas que eu falo que está melhor que em casa, aqui está tendo tudo. Os médicos, os enfermeiros são muitos carinhosos", contou.

Os leitos estão distribuídos em enfermarias, sendo dois em cada uma delas, que contam também com um banheiro amplo e adaptado.

HGP

O maior hospital do Estado do Tocantins, Hospital Geral de Palmas (HGP), conta hoje com oito leitos de UTIP (Pediátrica); 26 de UTI Adulto (incluindo dois leitos de hemodiálise, cinco leitos de UTI cardíaca); 18 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Além desses, conta também com outros 14 leitos na Sala Amarela, 10 na Sala Verde, seis na Sala Vermelha, seis unidades de AVC (Acidente Vascular Cerebral), seis unidades de cuidado intermediário e cinco de hemodinâmica.

Com uma estrutura cada vez mais ampla, o HGP passa a ofertar aos pacientes, um atendimento cada vez mais humanizado. Já esta em fase de conclusão mais quatro leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e dois da pediátrica.

Avanços

Em abril de 2016, o governador Marcelo Miranda autorizou a continuidade das obras do HGP, sendo que apenas 20% do serviço havia sido concluído naquela época. Com pouco mais de um ano do retorno das atividades, em maio de 2017, foram entregues a população mais 96 leitos de internação da unidade hospitalar, que agora se junta a mais 96.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente