Governador Marcelo Miranda anuncia na tarde desta quinta a esperada reforma administrativa - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
21/01/2016 - 15h21m

Governador Marcelo Miranda anuncia na tarde desta quinta a esperada reforma administrativa

Com informaações do Portal CT 
Divulgação

O governadorMarcelo Miranda(PMDB) anunciará logo mais às 17 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o novo modelo de gestão do Estado do Tocantins. O Executivo deve enxugar a estrutura da máquina administrativa, com a extinção de cargos e fusão de secretarias.

A expectativa é de que Marcelo deve anunciar a extinção de cinco secretarias â?? Articulação Política, Cultura, Habitação, Esporte e Juventude. Além delas, também será extinta a Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec). O que vai ser feito com essas áreas ainda está sendo estudado.

Fora isso, o governo fará, ainda este ano mas não neste momento, a fusão de duas agências: a Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS).

Na edição desta quinta-feira, 21, o Jornal do Tocantins trouxe o nome do analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Edson Ronaldo Nascimento, como novo secretário estadual de Fazenda do Tocantins. Atualmente, Nascimento é superintendente executivo na Sefaz de Goiás.

Para a Secretaria da Saúde, também há a expectativa da saída do administrador Samuel Bonilha, que pode ser substituído pelo ex-secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Esner Musafir.

Dúvida na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que também deve passar por alteração. A pasta está sendo tocada interinamente pelo procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale, desde a morte de seu titular, Eudoro Pedroza, em outubro. Dois nomes são cotados para a Sedetur: os dos empresários Fabiano do Vale e José Carneiro, da Frango Norte, de Paraíso. A especulação é de que a secretaria pode absorver outras pastas.

TODOS NEGAM

Sobre os dois supostos encontros do governador Marcelo Miranda com os filhos da ministra da Agricultura, Kátia Abreu â?? deputado federal Irajá Abreu e o vereador de Palmas Iratã Abreu, ambos do PSD â??, os dois lados negam que tenham ocorrido. Contudo, mais de uma fonte importante fonte do Palácio confirmaram as reuniões. Com Iratã teria sido semana passada e com Irajá na noite de terça-feira, 12, o que o parlamentar negou ao CT.

"Eles se encontraram e conversaram, isso é fato. Agora, se a conversa vai avançar e terminará em participação no governo, aí é outra história. Mas houve conversa e houve proposta", garantiu uma alta fonte palaciana.

Conforme ela, pela proposta o grupo de Kátia poderia ficar com pelo menos duas secretarias, de Agricultura e de Educação, esta última hoje nas mãos do PT.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente