Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
05/09/2015 - 13h40m

Governador pede ao ministro do Turismo atenção especial ao Cantão e ao Jalapão

Do Portal CT 
Foto: Pedro Barbosa
Marcelo: "Além de fomentar o turismo, contribuirá para o escoamento dos grãos produzidos naquela região"
Marcelo: "Além de fomentar o turismo, contribuirá para o escoamento dos grãos produzidos naquela região"

Atenção especial ao turismo no Tocantins, especialmente para a região do Cantão e do Jalapão, foi uma das solicitações feitas pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) ao ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e ao secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Júnior Coimbra. As demandas foram apresentadas durante audiência realizada nesta quinta-feira, 3, no gabinete do ministro, em Brasília, com a presença da deputada federal e primeira-dama Dulce Miranda, e do secretário da Representação do Tocantins em Brasília, Renato Assunção.

Dentre as demandas apresentadas, Marcelo Miranda solicitou empenho do ministro no sentido de manter articulação dentro do governo federal para os trâmites necessários no sentido de viabilizar o andamento no contrato de financiamento para implementação do Programa Produtor Nacional, Tocantins. Segundo o governador, o atendimento deve concretizar um sonho da população do Jalapão: a conclusão da pavimentação da rodovia TO-030, que liga Novo Acordo a São Félix. O governador justificou seu pedido ressaltando que a rodovia, "além de fomentar o turismo, contribuirá para o escoamento dos grãos produzidos naquela região".

Antes da audiência com o ministro, Marcelo Miranda reuniu-se com o secretário Junior Coimbra. Ele comprometeu-se a dar o apoio necessário ao turismo no Tocantins, especialmente para implantação do Observatório de Turismo do Tocantins, programa que irá contribuir efetivamente para a estatística nacional do turismo. Também anunciou a liberação de R$ 300 mil, destinados ao material de divulgação turística do Estado.

De acordo com Junior Coimbra, o recurso será destinado à produção de material bilíngue para divulgação do turismo tocantinense. A ideia é distribuí-lo nos Centros de Atendimento aos Turistas, nas agências de turismo, nos meios de hospedagem, especialmente diante de grandes eventos programados, como os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Prodetur
O Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Prodetur Nacional-TO) tem como proposta transformar o cenário do setor no Estado, aplicando recursos na adequação da infraestrutura turística e em equipamentos; na gestão ambiental e na qualificação dos prestadores de serviços turísticos; além do fortalecimento institucional e das estratégias de promoção da imagem turística do Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente