Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
14/11/2017 - 14h10m

Governo anuncia fim do contrato do PlanSaúde com Unimed; fim do contrato encerra em janeiro

Rodrigues di Sousa / com informações da Ascom da Secad 
Divulgação
Governo quer equilibrar a balança do rateio dos custos: Estado hoje arca com 68% do Plansaúde e quer reduzir para 51%
Governo quer equilibrar a balança do rateio dos custos: Estado hoje arca com 68% do Plansaúde e quer reduzir para 51%
  • Geferson Barros anunciou que Estado e Unimed decidiram por fim ao contrato com o Plansaúde

Na tarde desta segunda-feira, 13, o secretário da Administração do Tocantins (Secad), Geferson Barros, afirmou que o Estado não renovará o contrato com o plano de saúde da Unimed Centro-Oeste Tocantins . O contrato entre o Estado e a empresa Unimed termina em 12 de janeiro de 2018, chegando ao fim o "PlanSaúde/Unimed", nome do convênio resultado deste contrato.

 

Ao T1 Notícias, o secretário confirmou os rumores que já falavam nos bastidores, de que o contrato com a Unimed iria acabar. De acordo com o secretário, a decisão foi tomada pelos dois lados, após conversa entre o Estado e a operadora do plano.

 

Ainda de acordo com Geferson Barros, foi bloqueado valor ainda não divulgado aos prestadores de serviços em cardiologia em decorrência da Operação Marcapasso. No entanto, conforme o gestor da Secad, a reunião em que a empresa e o Estado tomaram tal decisão não tem relação com a Operação da Polícia Federal. "Já estava prevista esta reunião. A Unimed antes mesmo da Operação já tinha oficializado a não renovação do contrato. Eles encaminharam um ofício que não tinha interesse em continuar" garantiu. 

Fim do Plano

Segundo Jefferson Barros, o PlanSaúde não acabou, o que está acamando é o contrato com a Unimed Centro Oeste e Tocantins. Segundo ele as especulação de que o governo acabou o PlanSaúde é apenas uma forma de criminalizar o governo. Não houve em nenhum momento por parte do governo decisão de acabar com este importante instrumento de apoio a saúde do servidor, criado na primeira gestão do governador Marcelo Miranda.

Novo plano

Duas novas situações podem ocorrer a partir de janeiro do ano de 2018, após o fim do Plansaúde/Unimed.  Segundo Geferson Barros, será realizada uma nova licitação para contratação de uma nova empresa que colabore na administração do plano de saúde dos servidores públicos ou, caso não haja vencedora em tempo hábil, o próprio estado irá administrar o plano.

 

Ainda segundo o secretário, a reunião pautada para hoje com prestadores de serviço e as entidades sindicais do servidores estaduais foi para discutir um projeto para a transição do plano da Unimed para uma nova forma de gestão do PlanSaúde. "As reuniões de comissões já acontecem periodicamente. Vale agora avaliar as medidas de transição que vamos adotar neste momento. Continuar trabalhando firme para que conseguirmos a reduação de custos do plano e fazermos manutenções dos atendimentos aos usuários que é o mais importante" ressaltou. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente