Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
10/04/2017 - 18h29m

Governo do Estado reforça compromisso em combater a seca na região sudeste

Lidiane Moreira/Governo do Tocantins 
FOTO: Lidiane Moreira/Governo do Tocantins
Presidente da ATS, Eder Fernandes, acompanha vice-governadora Claudia Lelis em visita a estande da ATS
Presidente da ATS, Eder Fernandes, acompanha vice-governadora Claudia Lelis em visita a estande da ATS
  • Servidores apresentam a Claudia Lelis programa Educa Sanear

Com as cisternas que armazenam água da chuva, que alcançam aproximadamente 95% de instalação, e as pequenas barragens que auxiliam o homem do campo, o Governo do Tocantins tem atuado com prioridade para solucionar o problema de abastecimento de água na região sudeste durante a estiagem.

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) também participou, neste final de semana, da 2ª Feira Agrotecnológica de Almas (Agroalmas), na Fazenda Laço de Ouro. Como parceira do evento, as ações e programas desenvolvidos pela ATS foram apresentados aos participantes, além de toda água, oferecida aos participantes, foi disponibilizada no estande do órgão. No programa Água para Todos, por exemplo, o Governo do Tocantins tem levado a todos os municípios da região sudeste alternativas para combater a seca que assola os moradores da região há anos.

Com as cisternas armazenando água da chuva, que alcançam aproximadamente 95% de instalação, e as pequenas barragens que auxiliam o homem do campo, o executivo estadual tem se empenhado para solucionar o problema durante a estiagem.

Mas as ações da pasta não param por aí. A educação ambiental tem sido amplamente trabalhada com o programa Educa Sanear, atuante em todas as regiões do Estado no sentido de transformar hábitos em relação aos cuidados para a preservação, uso e reuso da água. Aurora e cidades do entorno serão contempladas na segunda etapa do programa nos dias 25, 26 e 27 de abril.

Durante o evento, o governador Marcelo Miranda destacou a prioridade de seu governo em solucionar os problemas de abastecimento de água. No último mês, resultado da parceria com o governo federal, o Governo do Tocantins recebeu uma máquina para perfuração de poços artesianos que será outra opção para que todos os tocantinenses tenham acesso à água potável.

"Temos tanta água, mas temos regiões que sofrem com a falta. Louvamos a Deus, nós fomos agora agraciados com a máquina Perfuratriz, com o empenho de todos. Todos buscaram, não vou citar nomes. Todos lutaram pela aquisição dessa máquina, essa parceria com o Ministério da Agricultura foi importante para o Governo", afirmou Marcelo Miranda.

"Não tem como fugir dessa prioridade. A máquina virá primeiro para essa região. Isso é fato. Nós temos que também buscar outras alternativas, e os prefeitos passam por momentos difíceis, por dificuldades. Não é diferente em Almas e nos demais municípios. Temos que fazer uma integração e essas parcerias têm que funcionar", reforçou.

Eder Fernandes, presidente da ATS, destacou a participação do órgão na Feira. "Tivemos a oportunidade de conscientizar às pessoas que passaram pela Agroalmas a cerca do uso correto e do reuso de água e também de estarmos juntos com nosso governador Marcelo Miranda e no discurso dele, reafirmar o compromisso nosso e dele, enquanto líder e nosso, da ATS, no combate à seca, em especial na zona rural", pontuou.

Os programas e as ações da ATS beneficiam todas as regiões com o objetivo de promover a universalização do saneamento por meio de investimentos na infraestrutura e na melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento de água que garantam a sociedade tocantinense acesso aos serviços essenciais e, assim, melhor qualidade de vida a todos.

Saiba mais sobre as ações e os programas desenvolvidos pela ATS nos links:

Educa Sanear: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/educasanear 

Perfuratriz: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/maquinaperfuratriz 

Programa Água para Todos: http://ats.to.gov.br/noticia/2017/cisternasem arraias 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente