Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
08/09/2020 - 22h11m

Governo do Tocantins alerta e orienta gestores municipais sobre datas limites do Censo SUAS 2020

Cl?udio Duarte/Governo do Tocantins 
Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
As retificações dos questionários podem ser feitas do dia 7 a 11 de dezembro.
As retificações dos questionários podem ser feitas do dia 7 a 11 de dezembro.

As reuniões virtuais para orientações sobre o Censo SUAS, promovidas pela Setas, visam auxiliar no preenchimento correto do formulário evitando a necessidade de retificações.

Cláudio Duarte/Governo do Tocantins; Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), alerta os gestores municipais para as datas limites e os orienta sobre a importância do correto preenchimento dos dados nos questionários no sistema do Censo SUAS 2020. As orientações técnicas serão realizadas por meio do aplicativo Google Meet e cada área será responsável por passar as informações necessárias.

O Censo SUASé um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É a coleta de informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera da ação do SUAS.

As reuniões virtuais para orientações sobre o Censo SUAS terão datas definidas e visam auxiliar no preenchimento correto do formulário evitando a necessidade de retificações ou o não recebimento do formulário pelo sistema.

As orientações técnicas aos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) acontecem dias 14, 16 e 18 de setembro, e para os Postos de Cadastramento do Cadastro Único será de 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro. A Gestão municipal, o Fundo municipal e os Conselhos serão orientados dias 24, 28, 29 e 30 de setembro.

Preenchimento Obrigatório

O preenchimento do formulário é obrigatório, e de acordo com a assistente social da gerência do SUAS da Setas, Aurora Moraes dos Santos Silva, o município que não o realizar poderá sofrer sanções administrativas que podem levar à suspensão de recursos. "É necessário que o gestor fique atento às datas e evite deixar o preenchimento para a última hora", alerta.

A assistente social também orienta aos gestores para que façam a leitura dos manuais que explicam sobre como preencher os formulários. "Recomenda-se que os questionários sempre sejam preenchidos primeiramente em papel, de forma que o preenchimento possa ser iniciado antes mesmo da abertura do sistema eletrônico", informa.

Os manuais podem ser acessados por meio do link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/censosuas/auth/index.php.

É importante que, após a digitação no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF pelo sistema. Os valores ali contidos são a garantia de que os dados informados foram corretamente gravados na base de dados.

Calendário Censo SUAS 2020

Os censos CRAS e Centros de Convivência estão disponíveis no período de 14 de setembro a 13 de novembro.

Os censos CREAS (municipal e regional), Centro POP, Centro DIA e similares, no período de 28 de setembro a 20 de novembro.

Os censos Unidades de Acolhimento, Família Acolhedora e Posto de Cadastramento, de 5 de outubro a 27 de novembro.

Os censos Conselhos (municipal e estadual) e Gestão (municipal e estadual) e Fundos de Assistência (municipal e estadual), no período de 19 de outubro a 4 de dezembro.

As retificações dos questionários podem ser feitas do dia 7 a 11 de dezembro.    

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente