Governo do Tocantins alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/10/2015 - 16h42m

Governo do Tocantins alerta para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Luciana Barros / Governo do Tocantins 
Heitor Iglesias / Governo do Tocantins
No Tocantins, no ano de 2014, foram realizadas 28.937 mamografias
No Tocantins, no ano de 2014, foram realizadas 28.937 mamografias

No Outubro Rosa, mês voltado para a conscientização dos diversos setores da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) intensificou a parceria com as secretarias municipais de saúde e órgãos do Estado e está distribuindo materiais educativos com orientações relativas à prevenção e detecção precoce do câncer. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2014, foram 1.720 casos novos de câncer de mama no Tocantins.

Segundo o técnico da gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, Rodrigo Cândido de Sousa, as ações do Outubro Rosa são intensificadas nesse mês para alertar, principalmente, o público feminino. "Temos que orientar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer, estimulando hábitos saudáveis, o autoexame e a busca aos estabelecimentos de saúde para a realização da mamografia, bem como do exame clínico das mamas", destacou.

No Tocantins, no ano de 2014, foram realizadas 28.937 mamografias. Destas, 16.180 foram em mulheres na faixa de  50 a 69 anos. Já em 2015, até o mês de julho, foram realizados 4.091 exames de mamografias. Destes, 2.080 foram na faixa de  50 a 69 anos.  Considerando o que preconiza o Ministério da Saúde, a meta Brasil para o ano de 2014 foi de 0,35 e o Tocantins atingiu 0,38, ficando acima da meta estabelecida.

Depoimentos

Descobrir que está com câncer não é fácil e não foi diferente para a lavradora de Goiatins, Maria Abadia Marinho, de 88 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama há um ano. Atualmente, ela faz quimioterapia no Hospital Geral de Palmas (HGP). "� muito bom a pessoa se cuidar enquanto é cedo, se eu não tivesse buscado ajuda o que seria de mim hoje?", questionou.

Outra mulher que também foi diagnosticada com câncer de mama foi a dona de casa, Jordane das Neves Araújo, de 29 anos. Ao realizar o autoexame ela percebeu alguns nódulos e logo buscou ajuda. "Fiz a cirurgia em julho de 2013, em setembro eu comecei as quimioterapias e terminei em fevereiro do ano passado. Logo depois passei pelo procedimento de radioterapia e hoje só faço acompanhamento aqui no HGP", contou.

Além de ter sucesso no tratamento, Jordane conta que teve outra surpresa: conheceu o amor da sua vida, a pessoa que ajudou na recuperação de sua autoestima. "Conheci meu esposo na Casa de Apoio em Araguaína. Eu estava em tratamento e ele acompanhava um familiar. Faltando três dias para ele ir embora, começamos a namorar. Na época, eu continuei na casa, mas continuamos nos comunicando e logo depois ele me pediu em casamento", disse Jordane.

Atualmente, Jordane é acompanhada no HGP, onde passa por exames a cada seis meses e recebe medicação.

Prevenção

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com a alimentação, nutrição e atividade física adequadas é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama. O Inca ainda orienta a realização do autoexame e exame clínico das mamas a partir dos 50 anos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente