Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
21/02/2017 - 08h44m

Governo do Tocantins cria Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-TO)

Ascom Semahr 

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente, para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Tocantins (PERS-TO). 

Trata-se de um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, previsto na Lei n. 12.305/10, cujo objetivo principal é traçar diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos no Estado, pois definirá metas, projetos e ações de redução da geração e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos urbanos e rurais. 

O PERS-TO será elaborado para auxiliar os municípios a resolverem ou minimizarem o problema de gestão dos resíduos sólidos, principalmente em relação à disposição irregular (lixão e aterro controlado), que atualmente a maioria dos municípios do estado do Tocantins vem praticando, bem como garantir que o Estado e seus municípios recebam recursos da União para investimento em saneamento básico. 

O PERS-TO deve englobar as expectativas dos diferentes órgãos gestores e setores para que sirva efetivamente de apoio e de orientação político-institucional. 

Para garantir a participação da sociedade no processo de elaboração do Plano, foram realizadas 18 (dezoito) Oficinas Regionais em 2015, e estão previstos para serem realizados em 2016, 03 (três) Audiências Públicas e 01 (um) Seminário Estadual, nos quais buscarão contribuições por parte da sociedade civil, poder público municipal e estadual, para serem incorporadas ao produto final do PERS.   

Informações referentes a elaboração do PERS/TO: 

Diretoria de Políticas Ambientais (63) 3218-2412 ou (63) 3218-2158 pers@semarh.to.gov.br

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente