Governo leva assistência oftalmológica e melhora a qualidade de vida de tocantinenses - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
20/12/2015 - 19h56m

Governo leva assistência oftalmológica e melhora a qualidade de vida de tocantinenses

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins 
Pedro Barbosa / Governo do Tocantins
As pessoas atendidas pelo programa agradeceram ao governador pela iniciativa de disponibilizar o serviço para a população
As pessoas atendidas pelo programa agradeceram ao governador pela iniciativa de disponibilizar o serviço para a população
  • O programa, que é executado em unidades móveis assistenciais, será levado a todas as regiões do Tocantins visando ofertar à população serviços oftalmológicos, clínicos e cirúrgicos

O governador Marcelo Miranda acompanhou de perto neste sábado, 19, as ações do programa Saúde para Todos, que iniciou a primeira fase esta semana, em Guaraí. O programa consiste em levar assistência oftalmológica à população menos assistida, em todo o estado, por meio de uma estrutura móvel e uma equipe de saúde especializada. Os atendimentos tiveram início no dia 15 de dezembro e estão alcançando pessoas de 23 municípios da Região de Saúde Tocantins Araguaia.

Marcelo Miranda percorreu todas as unidades móveis do programa e conversou com as pessoas atendidas, que fizeram questão de agradecê-lo pela iniciativa de disponibilizar o serviço para a população. Adélia Pinto Vanderlei, de 91 anos, é um exemplo do alcance social do programa. Ela disse que foi bem atendida pela equipe, realizou exames, cirurgias de catarata nos dois olhos e afirmou que já está enxergando bem. "Além de ser bem atendida, ainda tive a oportunidade de conhecer e falar com o Marcelo Miranda", afirmou emocionada.

O governador destacou que é emocionante presenciar a satisfação das pessoas que procuram o serviço e saem felizes, por conseguirem voltar a enxergar bem. "São pessoas humildes, que muitas vezes nunca tiveram oportunidade de realizar um tratamento médico, mas graças a essa parceria com o Governo Federal, estamos proporcionando mais qualidade de vida a essas pessoas", ressaltou o governador, revelando que a próxima fase do programa será realizada em Paraíso do Tocantins.

O secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, reforçou a importância do serviço e expressou a sensação de ver os resultados. "São pessoas com 60, 70, 80 anos, muitos que nunca passaram por um especialista e que hoje estão sendo atendidas com qualidade e com agilidade", disse.

O aposentado Teotônio Santiago, de 68 anos, morador de Guaraí, também elogiou a iniciativa. Ele fez questão de destacar a qualidade do atendimento e a iniciativa do Governo em oferecer essa assistência à população. "O atendimento aqui é ótimo. � até melhor que no particular", garantiu.

Atendimentos

Até a tarde deste sábado a equipe já havia realizado 14.389 procedimentos, entre os quais 3.084 consultas e 1.021 cirurgias de catarata. A expectativa é que esse número chegue a 1.700 cirurgias.

Saúde Para Todos

O programa, que é executado em unidades móveis assistenciais, será levado a todas as regiões do Tocantins visando ofertar à população serviços oftalmológicos, clínicos e cirúrgicos. Dentre os procedimentos estão cirurgias de catarata, tratamento clínico do aparelho da visão, terapia em oftalmologia, diagnose em oftalmologia, cirurgias de segmento posterior, retina e vítreo.

Ao procurar atendimento pelo programa, o paciente passa inicialmente pelo Serviço de Regulação e, posteriormente, é encaminhado para as unidades móveis, onde é realizado um cadastro eletrônico. Após esse procedimento o paciente é submetido a uma pré-consulta e realizado exames. Após essa etapa o paciente é assistido por um médico retinólogo e realiza um exame de fundo de olho para avaliação das artérias, veias e nervos da retina e se consegue detectar precocemente diversos tipos de doença. Logo após, o paciente segue para uma consulta e recebe o diagnóstico para saber se vai precisar ou não passar pela cirurgia.

Municípios beneficiados

Nesta primeira etapa do programa, em Guaraí, estão sendo beneficiados os munícipes de Bandeirante, Colinas do Tocantins, Juarina, Pequizeiro, Brasilândia, Itapiratins, Itaporã, Tupiratins, Goianorte, Colméia, Guaraí, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Arapoema, Bernado Sayão, Presidente Kennedy e Couto Magalhães.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente