Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
24/03/2021 - 17h54m

Grupo Energisa bate recordes de qualidade de serviço com destaque para a distribuidora no Tocantins

Ascom Energisa 
Foto: Divulgação Energisa
Modernas linhas de alta tensão é um dos itens que melhora a qualidade do fornecimento de energia
Modernas linhas de alta tensão é um dos itens que melhora a qualidade do fornecimento de energia

O Grupo Energisa teve nove de suas onze distribuidoras posicionadas entre as melhores do Brasil no ranking de qualidade no fornecimento de energia elétrica, divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O maior grupo privado nacional do setor é também o que mais ranqueou entre as primeiras colocadas: na relação das concessionárias de grande porte (mais de 400 mil unidades consumidoras), sete empresas do Grupo estão entre as 12 melhores. Já entre as distribuidoras de pequeno porte, duas empresas do Grupo Energisa aparecem entre as oito melhores.

No estado do Tocantins, a companhia teve os seus melhores indicadores históricos. Na prática, significa que as interrupções de energia aconteceram em menor quantidade e, quando aconteceram, duraram menos tempo. E esse desempenho melhora constantemente. Em apenas quatro anos, a empresa saiu do 19º lugar para a 5ª posição no ranking da Aneel.

A classificação da Aneel mede a qualidade do fornecimento das empresas por meio do indicador de desempenho global de continuidade (DGC). A medição de qualidade é feita por meio de uma comparação entre o desempenho real das empresas e os limites anuais dos indicadores DEC (duração das interrupções) e FEC (frequência das interrupções).

"Mesmo em um ano marcado pelos impactos da pandemia de Covid-19, nosso maior desafio foi adotar medidas para a preservação da saúde de nossos colaboradores e clientes, de forma a manter a prestação do serviço essencial. Continuar a trajetória de melhoria em um ano tão difícil e atingir uma marca tão expressiva mostra que nosso compromisso é firme com a sociedade tocantinense", afirma o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, acrescentando que a empresa realizará investimentos de R$ 243 milhões neste ano na área de concessão da distribuidora. A quantia é 31,4% superior ao valor que foi investido em 2020.

Entre as obras realizadas no ano passado, vale destacar o novo ponto de conexão com a rede básica (230kV) em Palmas, possibilitando maior robustez e confiabilidade do sistema de suprimento da região central do estado, a instalação de dois grupos geradores, em Mateiros e São Félix, para melhoria na qualidade da energia fornecida na região do Jalapão.  Araguaína e Porto Nacional (Luzimangues) também receberam novas subestações. Ainda foram implantadas novas tecnologias de proteção e recomposição do sistema, com a instalação de indicador de falta de energia, religadores e seccionalizadores automáticos, totalizando 317 novos equipamentos. 

Edlayne Santa Cruz mora há 23 anos no estado e reconhece a melhoria no fornecimento de energia elétrica. "Melhorou muito, hoje dificilmente falta energia no meu bairro. O atendimento também é muito mais rápido", afirma.

Outra cliente que comprova essa evolução no Tocantins é a dona de casa Janina Cláudia. "Estou muito satisfeita com o fornecimento de energia. Sinto que o atendimento também evoluiu bastante, principalmente durante a pandemia. Os canais digitais de atendimento facilitaram a nossa vida", destaca.

A agência reguladora avaliou um total de 46 concessionárias, divididas entre aquelas com mais de 400 mil consumidores e as que têm o número menor ou igual a 400 mil clientes. Adquiridas mais recentemente, em 2018, a Energisa Acre e a Energisa Rondônia são as únicas do Grupo não incluídas no ranking. No entanto, as duas empresas apresentaram avanços significativos de resultados em relação à qualidade no fornecimento. Em dezembro de 2020, a Energisa Acre conseguiu o melhor FEC da série histórica, enquanto a Energisa Rondônia reduziu em 12,88 horas (26,5%) o DEC e em 6,22 vezes (26,6%) o FEC nos últimos 12 meses.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente