Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
24/11/2021 - 11h57m

IBGE realiza reunião de planejamento para o Censo 2022, em Arraias e Combinado (TO)

Por Evônio Madureira 
WhatsApp-Imagem

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fez o primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, nas cidades de Arraias e Combinado (TO), onde terão os Postos de Coleta de dados.

As reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC), aconteceram nos dias 17 em Arraias, e no dia 18 em Combinado, na câmara de vereadores, administradas pelo Coordenador da Área de Dianópolis, Silveirinha Guimarães Lima e da subárea de Arraias, Camila Martins.

Participam do encontro, representantes de diversos setores da administração municipal, vereadores e membros da sociedade civil organizada.

Os principais objetivos das reuniões foram: reforçar a importância do Censo para conhecimento da realidade brasileira, o exercício da cidadania, o planejamento público e privado, e sobre o "Fundo de Participação dos Municípios" – FPM.

Nesta primeira reunião foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, e as informações sobre os processos seletivos para a contratação de supervisores e recenseadores no município.

A Coordenadora Censitária da subárea de Arraias, Camila Martins, ressaltou a importância de informar a sociedade sobre como e quando será feito o trabalho em campos, bem como reconhecer a equipe do IBGE, acompanhar as etapas do Censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados.

O coordenador de Área de Dianópolis, Silveirinha falou da importância do envolvimento dos agentes públicos e da sociedade para ajudar na divulgação do Censo para a comunidade em geral.

Para a execução do trabalho nos municípios da subárea de Arraias, Novo Alegre, Combinado, Lavandeira e Aurora do Tocantins, serão selecionados e contratados recenseadores, agentes censitários supervisores e agente censitário municipal.

Silveirinha, Coordenador da Área de Dianópolis, disse que o Censo terá início no mês de junho de 2022.  Até lá o IBGE vai publicar o edital para seleção, treinamento e contratação dos recenseadores.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente