Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
18/01/2020 - 10h12m

Jailton Bezerra comenta projeções econômicas positivas para 2020 e deduz cenário melhor nesse ano

Victor Morais/Ascom ATM 
Foto: Divulgação

O secretário executivo da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jailton Bezerra, teceu comentários a cerca das projeções econômicas positivas apresentadas pelo Governo Federal, no que se refere ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e demais indicadores ligados aos números positivos da economia brasileira.

Retomada

"Estamos observando uma retomada do crescimento econômico, o aumento da confiança das famílias e do mercado, o que certamente levará ao crescimento das vagas de emprego e do aumento do crédito, principalmente para aqueles que empreendem", explica o dianopolino, que projeta evolução no crescimento da renda.

Aumento do PIB

Informações do Governo Federal apontam uma previsão do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de crescimento ao percentual de 2,40%, ante a previsão de 2,32%, outrora anunciada. As estimativas estão no Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgado nesta terça-feira (14).

Áreas em crescimento

"Tivemos números negativos do PIB em 2015 e 2016, devido às crises políticas, mas observamos uma mudança nos anos subsequentes. A expectativa é a melhor e isso reflete no Tocantins, em todo o seu poder logístico e turístico", diz Jailton, que complementa ainda comentando resultados acima da expectativa, em setores como construção civil, comércio e serviços. "Um cenário animador inclusive aos Municípios brasileiros". 

Liberação do FGTS

Jailton destaca ainda um outro fator fundamental ao processo de retomada do crescimento da economia. "Inicialmente, a liberação do FGTS de contas inativas e os saques do fundo neste ano de 2019.  São estímulos importantes para que a economia volte a crescer e encontre terreno fértil para produzir cada vez mais", finaliza.  

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente