Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
15/02/2017 - 18h30m

Jovem embaixador de Lavandeira (TO) fala de sua aprendizagem nos Estados Unidos

Governo do Tocantins 
Gov. TO

Depois de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, o estudante Guilherme Gandara da Fonseca, de 17 anos, aluno da Escola Estadual de Lavandeira, chegou ao Tocantins, trazendo na bagagem novas experiências e novos sonhos. 
Ele e 49 jovens brasileiros participaram do programa Jovem Embaixadores edição 2017. 
Nos Estados Unidos, eles visitaram escolas, instituições governamentais, pontos turísticos, trocaram experiências com alunos e residiram em lares de famílias americanas.
Agora, Guilherme e outros quatro jovens terão que desenvolver um projeto que traga benefício para a sociedade. 
"Agora, vou reservar um tempo para pensar e organizar todas as ideias e aprendizagens para definir os próximos passos da minha vida", contou. 
"Nós aprendemos uns com os outros. Crescemos e adquirimos novos valores, isso aumentou a nossa vontade de mudar o mundo com pequenas maneiras. 
O programa Jovens Embaixadores tem essa capacidade de transformar o que somos por dentro e nos deixar fortes em todos os aspectos", contou.
Além das experiências de vida, Guilherme explicou que agora fala inglês com fluência, desenvolveu a capacidade de atuar em projetos sociais e de liderança.
Para ele, a experiência mais marcante foi quando estava saindo de um restaurante, com uma amiga, carregando um pedaço de pizza e um refrigerante, quando viu um senhor morando na rua e eles deram o alimento para essa pessoa.
"Esse senhor ficou tão feliz, que nos comoveu e percebemos que, nos pequenos gestos, poderemos fazer algo grandioso", frisou.
A diretora da Escola Estadual de Lavandeira, localizada em Lavandeira, no sudeste do Tocantins, Jilene Belarmina da Silva, explicou que o aluno Guilherme sempre se destacou na escola, nas áreas de comunicação, dança, teatro e música. "Ele é um aluno exemplar", disse.
Guilherme está concluindo o ensino médio e foi aprovado por meio da classificação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em primeiro lugar, no curso de Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins.
O programa Jovens Embaixadores é uma realização da Embaixada dos Estados Unidos. Participam jovens com idade entre 15 e 18 anos, estudantes de escolas públicas, que estejam no ensino médio, que realizem trabalhos voluntários e falem a Língua Inglesa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente