Junta Comercial do Tocantins implantará emissão de certidões online - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
22/02/2017 - 00h05m

Junta Comercial do Tocantins implantará emissão de certidões online

Secom Tocantins 
Divulgação

A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) irá lançar, nesta segunda-feira, 20, o serviço de emissão de certidões de empresas pela internet com certificação digital. O novo sistema vai permitir o acesso às certidões simplificadas, específicas ou de inteiro teor, que podem ser geradas e impressas diretamente no portal da Junta Comercial. Os documentos online são assinados eletronicamente, com a mesma validade jurídica das certidões emitidas presencialmente.

De acordo com o presidente da Junta Comercial, Carlos Alberto, esse é um dos programas que a atual gestão tem desenvolvido para diminuir a burocracia dos processos de legalização de empresas e oferecer mais agilidade e segurança aos empresários tocantinenses. "O novo serviço vai evitar que empresários, contadores e demais clientes se desloquem até uma das unidades da Jucetins para solicitar o documento. Com a modernização do processo, o cliente poderá solicitar, acompanhar e receber a certidão de forma totalmente eletrônica, eliminando os entraves relativos a prazos e custos com deslocamentos", explicou. As certidões são cópias de informações parciais e de atos registrados na Junta Comercial.

Certidão online
O serviço estará disponível por meio da plataforma, e qualquer pessoa pode acessar e requerer os documentos na opção Certidão Online. Para requerer uma certidão, o usuário deve acessar o portal, escolhendo, na página inicial, a seção Certidão Online. Em seguida, é preciso logar ou se cadastrar no sistema. Nesta etapa, deve-se fornecer um e-mail em que possa receber o documento solicitado. Após fazer login no sistema, o solicitante deve optar por um dos tipos de certidão.

Será necessário fornecer o Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) ou buscar pelo CPF dos sócios. Com a empresa localizada, basta clicar em Solicitar Certidão, a taxa será gerada em seguida. No momento em que o sistema registrar a compensação do pagamento, o documento será enviado diretamente para o e-mail do solicitante.

Pelo programa, que será implementado nas principais cidades tocantinenses, todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas â?? Prefeituras, Receitas Federal e Estadual, Secretarias do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros â?? estarão integrados na plataforma, gerida pela Junta Comercial. (Com informações da Secom Tocantins)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente