Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
04/04/2017 - 18h22m

Justiça cassa prefeito de Santa Tereza; ainda no Paço, Raimundo Gordo vai recorrer

Do Portal CT 
Foto: Divulgação
Raimundo Gordo (à dir.) e Valteir, que vão recorrer
Raimundo Gordo (à dir.) e Valteir, que vão recorrer

A juíza da 35º Zona Eleitoral, Aline Marinho Bailão Iglesias, decidiu pela cassação do mandato do prefeito e vice-prefeito eleitos de Santa Tereza do Tocantins, Raimundo Gordo (PV) e Valteir Lustosa (PPS), respectivamente. A magistrada também defendeu a sanção de inelegibilidade de oito anos para ambos. Ao CT, o político pevista não quis comentar o caso, apenas reforçou que continua à frente do Paço e que o processo ainda cabe recurso, o que garantiu que deve acontecer até quinta-feira, 6, data em que expira o prazo.


- Clique para ler a decisão.

Além dos eleitos, o ex-prefeito Trajano Pereira Neto (PMDB) também foi atingido pela decisão proferida no dia 29 de março pela 35º Zona Eleitoral e sofreu as mesmas sanções. O peemedebista teria sido o responsável por beneficiar politicamente a campanha de Raimundo Gordo. Os autores da ação - candidatos derrotados no pleito - citam como exemplo a utilização de inauguração de quadra de esportes e de estruturas para a praia como plataforma política para o pevista. A juíza acatou argumentação, enquadrando as ações como abuso de poder político.

Outras ações de Trajano Pereira e Raimundo Gordo também foram tipificadas como crime de abuso de poder econômico. A juíza eleitoral acolhe a acusação no caso de doação de 50 sacos de cimento para uma igreja do município e na contratação de coordenadores de campanha do pevista em cargos em comissão da Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins por curtos períodos de tempo e na compra de residência em troca de votos. A decisão ainda afirma que o eleito está sujeito a penalidade por abuso dos meios de comunicação, já que jornal local - que tinha publicidade do Paço - se posicionou favorável apenas a sua candidatura.

Além da cassação e inelegibilidade, Raimundo Gordo, Valteir Lustosa e Trajano Pereira Neto também foram multados. O CT não conseguiu contato com o ex-prefeito de Santa Tereza do Tocantins, mas o espaço está aberto para qualquer manifestação.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente