Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
28/08/2015 - 10h44m

Justiça: em Aurora do Tocantins servidores são chamados para atuar em unidade

Fonte: TJTO 

Pensar a Justiça de forma única, esse foi o pedido do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Eurípedes, aos servidores da Comarca de Aurora do Tocantins, região Sudeste, nesta quinta-feira (27/8). 

Ao abrir a 33ª Edição do projeto Caminhos da Justiça o desembargador usou o texto bíblico, "tornai fecundo senhor o nosso trabalho e fazei frutificar o labor de nossas mãos (Salmo 89)", chamando todos para a reflexão.

"Nós somos únicos, vocês de Aurora e os de Tocantinópolis são todos servidores do Poder Judiciário do Tocantins, nós não temos outra maneira de fazer frutificar nosso trabalho se não tivermos essa percepção", afirmou.

A Comarca é coordenada pelo juiz titular Jean Fernandes Barbosa de Castro, que afirmou o comprometimento de todos com o Judiciário.

"Sabemos que hoje a sociedade pede que o judiciário resolva os conflitos com rapidez e eficiência. Vamos tentar procurar valorizar a cada dia essa marca importante que é o Poder Judiciário de julgar e pacificar os conflitos sociais.

Aqui temos servidores muito capacitados, sempre trouxemos uma harmonia de trabalho". O juiz ainda parabenizou a Presidência pelo Caminhos da Justiça.

Durante o encontro o presidente do TJ ainda ressaltou a importância das comarcas (1ª Instância) para a Justiça. "A comarca é termômetro do Judiciário junto à sociedade, refletindo as demandas sociais.

Quem aqui nunca ajudou um vizinho, amigo ou familiar em alguma causa, evitando até mesmo que a demanda chegue à justiça?! Todos vocês são julgadores, pois atuam no Poder Judiciário", afirmou.

Atualmente Aurora do Tocantins possui 1.600 processos em andamento e uma taxa de congestionamento de 80%.

Ao apresentar os números detalhados José Paiva, coordenador de Gestão Estratégica do TJ, ressaltou que na ordem de julgamentos o estoque precisa seguir no mesmo ritmo dos novos processos e cumprimento de metas.

O magistrado e servidores receberam orientações da Presidência para melhorar os índices, como levantar processos parados há mais de um ano, verificando se as partes ainda têm interesse, extinguindo quando possível.

Também foram apresentadas as novas ações, como trabalho remoto, contadorias e secretarias únicas. Ainda nesta quinta-feira o Caminhos da Justiça será realizado na Comarca de Arraias.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente