Kátia insiste que não foi expulsa nem suspensa; Derval discorda e desabafa: "Estamos aliviados" - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
18/08/2017 - 20h52m

Kátia insiste que não foi expulsa nem suspensa; Derval discorda e desabafa: "Estamos aliviados"

Do Portal CT 
Foto: Montagem CT
Kátia Abreu, que insiste que continua no partido e Derval de Paiva: PMDB chegou "a total saturação, total cansaço"
Kátia Abreu, que insiste que continua no partido e Derval de Paiva: PMDB chegou "a total saturação, total cansaço"

Em nota na tarde desta quinta-feira, 17, a senadora Kátia Abreu garantiu que não foi "nem expulsa, nem suspensa" pela Comissão de �tica e Disciplina do PMDB nacional. Segundo a parlamentar, "a Comissão de �tica do PMDB Nacional não tomou qualquer medida contra a senadora Kátia Abreu, tampouco a Executiva Nacional". O presidente regional do partido, Derval de Paiva, discorda, confirma o afastamento definitivo da ex-aliada e desabafa: "Estamos todos aliviados".

O próprio ofício do presidente da Comissão de �tica do PMDB, Eduardo Battaglia Krause, contradiz o que a senadora afirma em sua nota. Dirigido ao presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), o documento, ao tratar das deliberações da comissão nessa quarta-feira, 16, diz textualmente no item 4: "Encaminhamento do pedido de suspensão cautelar da representada, senadora Kátia Regina Abreu, nos termos do artigo 44, do Código de �tica do PMDB, para deliberação da Executiva Nacional".

Apesar do encaminhamento se tratar das deliberações da Comissão de �tica nessa quarta, Kátia não concorda que houve qualquer decisão e afirma em sua nota: "A Comissão de �tica do PMDB Nacional não tomou qualquer medida contra a senadora Kátia Abreu, tampouco a Executiva Nacional".

- Confira a íntegra do ofício da Comissão de �tica do PMDB nacional

Comunicado ao TSE e TRE-TO
Para o presidente do PMDB do Tocantins, Derval de Paiva, não resta qualquer dúvida sobre a decisão da Comissão de �tica e garantiu que será mantida pela executiva nacional, já que foi unânime entre os nove membros do órgão. "A suspensão cautelar trata-se do afastamento definitivo da senadora, conforme os próprios especialistas já nos orientaram", afirmou Derval.

Para ele, o presidente Romero Jucá não tem porquê convocar a executiva nacional para referendar a decisão. "Foi pela unanimidade dos membros da Comissão de �tica, portanto, o presidente Jucá já deve comunicar o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e o TRE do Tocantins [Tribunal Regional Eleitoral] do afastamento definitivo da senadora", explicou Derval.

Ele disse que recebeu a decisão da Comissão de �tica "sem nenhuma surpresa". "A comissão já vinha sinalizando que este seria o desfecho por tudo que vinha ocorrendo", afirmou o presidente do PMDB do Tocantins.

Derval disse que o partido chegou nesse processo "a total saturação, total cansaço". "Ela  [Kátia] vem mudando para pior, cada vez mais agressiva, mais provocativa. O afastamento definitivo dela era consenso nas hostes peemedebistas", garantiu o cacique tocantinense do partido.

Fluir melhor
Ele avaliou que o PMDB do Estado agora vai "fluir melhor" e poderá trabalhar "com tranquilidade" os projetos para as eleições de 2018. "Estamos todos muito aliviados com este desfecho, com esta decisão", desabafou.

Confira a seguir a íntegra da nota da senadora Kátia Abreu:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
PMDB Nacional não suspendeu nem expulsou a senadora Kátia Abreu
 
Ao contrário de informações divulgadas por parte da mídia, a senadora Kátia Abreu esclarece que não foi suspensa nem expulsa do PMDB. A Comissão de �tica e Disciplina do PMDB Nacional, em reunião ontem (16), em Brasília - conforme ofício nº 044/17 de 16 de agosto de 2017 (cópia em anexo) - decidiu:
 
1.     Arquivar três representações 003/2016, 002/2016 e 001/2016, contra a senadora Kátia Abreu.
 
2.     Encaminhar à Executiva Nacional o pedido de suspensão cautelar da senadora Kátia Abreu das atividades partidárias, apresentado pela Executiva Regional do Tocantins.
 
A Comissão de �tica do PMDB Nacional não tomou qualquer medida contra a senadora Kátia Abreu, tampouco a Executiva Nacional.
 
"Esse processo se deve a disputas internas do PMDB no Tocantins, onde um pequeno grupo não consegue conviver com divergências. Mas, a despeito de conflitos partidários, continuo servindo com força, coragem e perseverança a população do meu Estado e o País. Aguardarei com tranquilidade e espírito democrático os próximos passos", afirmou a senadora".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente