Luiz Flávio Gomes, Alice Bianchini e Gedeon Pitaluga Júnior participam da inauguração do espaço "OAB Somos Todos Nós" em roda de conve - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
14/09/2015 - 21h24m

Luiz Flávio Gomes, Alice Bianchini e Gedeon Pitaluga Júnior participam da inauguração do espaço "OAB Somos Todos Nós" em roda de conve

Camila Rodrigues 
Camila Rodrigues

Uma grande roda de conversa marcou a inauguração do espaço do Movimento "OAB Somos Todos Nós", na noite desta sexta-feira, 11, em Palmas. Cerca de 500 advogados de várias cidades do Estado, entre elas, Araguaína, Colinas do Tocantins, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional prestigiaram o evento, que recebeu dois ilustres advogados conhecidos no cenário nacional: Luiz Flávio Gomes, um dos maiores criminalistas do país, e Alice Bianchini, integrante do Conselho Especial da Mulher Advogada da OAB/Federal.

Um dos líderes do Movimento, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil â?? Seccional Tocantins (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, propôs, em mais uma discussão, debater os interesses da classe de forma propositiva e a qualificação da advocacia para uma maior representatividade dos advogados do Tocantins.

O jurista e professor, Luiz Flávio Gomes, defendeu o Movimento "OAB Somos Todos Nós" e falou da importância da mudança para que o país avance. O jurista usou histórias de superação para explicar que a força de vontade de alcançar é que torna o homem vencedor. "Tudo é fruto de muito esforço, com a experiência de ter vivido todas as carreiras, apoio essa causa de vocês, apoio o trabalho de Gedeon Pitaluga que cataliza as aspirações de uma classe dolorida, angustiada, uma classe que sofre, pois do contrário, não teríamos visto aqui depoimentos sinceros no sentido de uma falta de perspectiva do exercício da advocacia. Um dos maiores erros que nós cometemos é olhar somente o lado bonito do sucesso alheio, e não é assim que nós crescemos, precisamos prestar atenção no esforço que está por detrás das grandes conquistas. Todos os senhores aqui lutam por mudanças, mudança é a palavra que simboliza o brasileiro hoje, assim como vocês que estão aqui, precisamos, acima de tudo, de transformação, por isso, apoio a todos vocês nesse desejo", ressaltou Gomes.

Para Alice Bianchini, falar em igualdade de gênero, discutir mais sobre o assunto em relação ao desejo de igualdade entre homens e mulheres em todos os espaços é um passo importante para se chegar ao fortalecimento, a união e a qualificação de todos os profissionais. "A ideia do Movimento da Mulher na OAB é exatamente a representatividade, ela ser representada como uma advogada mulher, mãe, etc. Os problemas das mulheres precisam ser representados, as diferenças precisam ser anuladas porque os problemas das mulheres são diferentes dos homens. Ser feminista é uma coisa só, lutar pelo direito de igualdade entre homens e mulheres, e homens e mulheres levantam essa bandeira da igualdade, então somos todos feministas, homens e mulheres. Ninguém é melhor do que ninguém, cada um tem o seu lugar e merece ser bem representado nos espaços, não importa a profissão", afirmou.

Representando a advocacia de Paraíso do Tocantins, Luís Carlos Cabral expressou o sentimento de abandono em relação à OAB. "A OAB se afastou dos advogados, não temos a quem clamar mais, por isso, estamos nesse movimento, hoje é o grande início da nossa luta, representados pelo Gedeon, vamos em busca de um fortalecimento da classe", frisou.

Representando a advocacia feminina e de Porto Nacional, a advogada Quinara Andrade, num discurso emocionado, falou da importância do Movimento Mais Mulheres na OAB. "O Movimento Mais Mulheres me fortaleceu em um momento que eu estava realmente fraca, sem perspectivas, a partir do momento que fui convidada a engajar nessa causa me senti mais forte, mais confiante e valorizada. Precisamos defender as prerrogativas dos advogados e das advogadas, queremos apoio ao advogado e à advogada, defesa do advogado e da advogada e fortalecimento do advogado e da advogada. Queremos que as mulheres sejam também representadas. O Gedeon luta conosco nessa causa, por isso, nós mulheres estamos com ele nesse Movimento", destacou.

O advogado José Quezado veio de Araguaína para prestigiar a roda de conversa. "Fiquei muito satisfeito em participar e debater com os colegas de todo o Estado sobre temas que interessam a advocacia, como a defesa das prerrogativas o qual entendo além de ser do advogado e também do cidadão o qual representamos", destacou Quezado.

Gedeon Pitaluga afirmou o objetivo do Movimento "OAB Somos Todos Nós" falando da importância das discussões nas rodas de conversas e de ouvir os advogados do Estado. "Há um distanciamento da OAB do Tocantins com os advogados, um déficit de representatividade e qualificação, dentre outros problemas que tem nos levado a fazer essas discussões por todo o Estado. Debater as prerrogativas do advogado, os anseios da classe, dentre outras questões é uma responsabilidade grande, mas é uma responsabilidade de todos nós que queremos mudança, por isso, o intuito do Movimento "OAB Somos Todos Nós", porque a OAB realmente somos todos os que estamos aqui, homens, mulheres, jovens, sêniors, da esfera pública, da privada, enfim, a OAB tem que representar a todos", finalizou Pitaluga. (Camila Rodrigues)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente