Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
27/08/2015 - 12h08m

Mais de 67 mil crianças ainda não tomaram a vacina contra paralisia infantil no Tocantins

 

Termina no próximo dia 31 de agosto, a campanha de vacinação contra paralisia infantil. A campanha se iniciou no último dia 15 de agosto e já imunizou, no Tocantins, 43.816 crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, o que corresponde a 39,34% das 111.390 crianças com esta faixa etária em todo o Estado. O balanço de vacinação mostra que mais de 67.500 crianças ainda não compareceram a uma unidade de saúde para se imunizar.

Este ano, a campanha contra poliomielite oferece a vacina oral. A dose é destinada a qualquer criança dentro da faixa etária preconizada, independente de esta já ter sido vacinada contra paralisia infantil. A meta é imunizar pelo menos 95% do grupo prioritário.

A técnica da Gerência Estadual de Imunização, Greicy Rivelo, destaca que a vacina está sendo ofertada em todos os postos do Estado. Basta o responsável pela criança se dirigir à unidade de saúde mais próxima, munido do cartão de vacinação.

A orientação aos municípios é que seja realizada a busca ativa das crianças para garantir uma boa cobertura vacinal.

Poliomielite

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é entre 90 e 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina.

A doença é infectocontagiosa grave e, na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A paralisia é causada por um poliovírus, cuja infecção se dá, principalmente, por via oral.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente