Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
21/01/2016 - 22h44m

Marcelo Miranda apresenta novo modelo de gestão para conduzir a administração estadual

Da Redação Com informação da Secom/TO 
Frederick Borges / Governo do Tocantins
De acordo com Marcelo Miranda novas medidas serão adotadas para garantir a retomada para o equilíbrio do Estado
De acordo com Marcelo Miranda novas medidas serão adotadas para garantir a retomada para o equilíbrio do Estado
  • O anúncio do novo modelo de gestão foi feito pelo governador Marcelo Miranda em entrevista coletiva no Palácio Araguaia, nesta quinta, 21
  • Com as mudanças foram extintas cinco secretarias que foram integradas a outras pastas

O governador Marcelo Miranda anunciou no final da tarde desta quinta-feira, 21, o novo modelo de gestão que deverá conduzir a administração estadual.  Dentre as ações do novo modelo, está incluída a reforma administrativa, visando tornar a gestão pública mais eficiente e que valorize o dinheiro público. A nova estrutura deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa em forma de medida provisória.

De acordo com Marcelo Miranda a atual conjuntura econômica do País e do Tocantins exigem medidas seguras e responsáveis. "O Governo do Tocantins precisa se ajustar a esse novo momento. Essas medidas devem racionalizar os gastos públicos, mas também garantir que os serviços prestados pelo Estado sejam, ainda, de melhor qualidade. Nossa meta é reestabelecer o equilíbrio do estado, em todas as áreas, em todas as instancias do governo", enfatizou.  

As principais mudanças anunciadas pelo governador foram estruturais, com extinção e fusão de pastas. "Quando assumimos o governo, o Tocantins tinha 66 unidades gestoras. Logo no início da nossa gestão reduzimos para 44 unidades, proporcionando uma redução de cargos que geraram, em 2015, quase R$ 50 milhões de economia só com pessoal.  Agora, o governo vai além e reduzirá sua estrutura para 37 unidades gestoras, das quais apenas 14 secretarias", relatou.

Mudanças

Com as mudanças foram extintas cinco secretarias que foram integradas a outras pastas: a Secretaria de Representação do Estado do Tocantins em Brasília e a Secretaria Estadual da Articulação Política tiveram suas funções incorporadas a Secretaria Geral de Governo, que passa a ser denominada de Secretaria Geral de Governo e Articulação Política.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação foi integrada  à Secretária de Infraestrutura, que deverá  ser denominada de Secretária de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos. Com a denominação de Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, a pasta passa a agrupar a Secretaria de Cultura e Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Secretaria Estadual de Esporte também foi extinta e suas atividades foram incorporadas à Secretaria da Educação, que agora passa a contar com os termos Juventude e Esporte em sua denominação. Na próxima quarta-feira, 27, o governador Marcelo Miranda dará posse a novos auxiliares de governo e encaminha Medida Provisória com as mudanças para ser apreciada pela Assembleia Legislativa. 

De acordo com Marcelo Miranda novas medidas serão adotadas para garantir a retomada para o equilíbrio do Estado. "Apenas os ajustes administrativos não são suficientes para retomada do equilíbrio do Estado. Medidas de ajuste fiscal, com foco na redução das despesas e, acima de tudo, no incremento efetivo das receitas, serão adotadas imediatamente", explicou.

O secretário de Administração, Geferson Oliveira Barros Filho, reforçou que as mudanças serão tomadas atendendo as necessidades das pastas. "Na verdade, este conceito de reforma, de dizer que pura e simplesmente a redução vai gerar condições para o Estado crescer, não é bem assim. Nós temos autarquias que precisam ser fortalecidas", explicou.

O governador negou na coletiva que concedeu no final da tarde desta quinta-feira, 21, que tenha se encontrado com o deputado federal Irajá Abreu (PSD), como uma fonte palaciana informou ao Blog CT. Contudo, afirmou que recebeu o vereador Iratã Abreu (PSD) que assim como Irajá é filho da Senadora e Ministra Katial Abreu, do qual segundo Marcelo mantem um profundo respeito e admiração pelos jovens parlamentares.

Décimo Terceiro

Durante a coletiva, o governador Marcelo Miranda também anunciou que o pagamento do restante do décimo terceiro dos servidores públicos estaduais estará disponível para saque no sábado, 23. Ainda no final de 2015 o governo pagou o benefício para os servidores com até quatro salários mínimos, ou seja, R$ 3.151,98 líquido.

No Palácio Araguaia, o governador apresentou a nova estrutura do Estado, com 14 macro unidades. Conforme o governo, a estrutura está sendo reduzida para 37 unidades gestoras, das quais apenas 14 das atuais 19 secretarias vão ficar na estrutura do governo.

VEJA COM ERA ANTES:

Secretaria da Administração (Secad)
Secretaria da Articulação Política
Secretaria da Comunicação Social (Secom)
Secretaria da Cultura (Secult)
Secretaria da Educação (Seduc)
Secretaria da Fazenda (Sefaz)
Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)
Secretaria da Saúde (Sesau)
Secretaria da Segurança Pública (SSP)
Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps)
Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro)
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)
Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh)
Secretaria de Representação do Estado em Brasília
Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ)
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)
Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan)
Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas)
Secretaria-Geral de Governo

VEJA COM FICOU COM A REFORMA:

Secretaria Geral de Governo e Articulação Política
Secretaria de Comunicação Social
Secretaria de Planejamento e Orçamento
Secretaria da Administração
Secretaria da Fazenda
Secretaria da Educação, Juventude e Esportes
Secretaria da Saúde
Secretaria de Cidadania e Justiça
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Secretaria da Segurança Pública
Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura
Secretaria da Agricultura e Pecuária
Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente