Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
07/04/2016 - 17h28m

Marcelo Miranda assina Protocolo de Intenções com Movimento Brasil Competitivo

Gisele França / Governo do Tocantins 
Washington Luiz / Governo do Tocantins
Acompanharam a solenidade, a vice-governadora Claudia Lelis, chefes de vários Poderes e entidades, além de secretários de Estado e dos deputados estaduais Valdemar Júnior e Amélio Cayres
Acompanharam a solenidade, a vice-governadora Claudia Lelis, chefes de vários Poderes e entidades, além de secretários de Estado e dos deputados estaduais Valdemar Júnior e Amélio Cayres
  • Jorge Gerdal é um ícone do empreendedorismo no País e no exterior - Elizeu Oliveira / Governo do Tocantins

Buscando uma administração cada vez mais eficiente e com resultados concretos, o Governo do Tocantins vem trabalhando em uma gestão com planejamento realista e passível de execução. Nesta quinta-feira, 7, foi dado mais um importante passo nesse sentido, com a assinatura de um Protocolo de Intenções para prestação de serviço com o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

No documento, o governador Marcelo Miranda e o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau, oficializaram o interesse em executar o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), com a finalidade de aprimorar os indicadores de resultado da saúde.

"A assessoria prestada pelo MBC vem surtindo bons resultados em dezenas de unidades federativas, a exemplo das que compõem o Fórum Brasil Central. Nós não queremos ficar de fora dessa prática que vem dando novos rumos aos estados envolvidos", comentou o governador.

"Enquanto gestor público, reconheço que temos dificuldades, mas temos a humildade de ouvir profissionais com conhecimento e práticas que reforçam a boa governança. Estou consciente de que, de mãos dadas, vamos governar o Tocantins com honradez", ressaltou Marcelo Miranda.

Ícone do empreendedorismo no País e no exterior, Jorge Gerdal abordou sobre a relação direta entre o cenário político e o econômico. "O rumo político influencia diretamente no equilíbrio econômico", resumiu. Além de traçar diferenças entre governança e governabilidade, reforçou ser indispensável aos empresários e homens públicos um objetivo básico: melhorar a qualidade de vida. Segundo ele, essa meta passa pelos setores governamentais, empresas e pelo terceiro setor. 

Mais detalhes da palestra em matéria específica.

Fortalecimento institucional

De acordo com David Torres, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, o PMGP faz parte da política administrativa do atual governo. "Está alinhada ao subcomponente de fortalecimento institucional, apoiado pelo Banco Mundial, voltada para melhorias da gestão", acrescentou. Conhecimento Também presente, o presidente do MBC, Cláudio Gastal, explicou que o Movimento vem para orientar os servidores. "O MBC vem com assessoramento, orientação e ajudar fazendo com que os servidores busquem os melhores resultados. O conhecimento permanece no estado, para que com isso se desenvolva, avance de maneira mais eficiente, eficaz, sem qualquer tipo de dependência", esclareceu.

Na ocasião, Gastal lembrou as experiências anteriores que mostram sucesso e resultado. "A história do MBC, nesses 15 anos, atuando em ministérios, governos estaduais, prefeituras, mostra que o espaço para buscar mais eficiência na gestão são enormes", pontuou.

Acompanharam a solenidade, a vice-governadora Claudia Lelis, chefes de vários Poderes e entidades, além de secretários de Estado e dos deputados estaduais Valdemar Júnior e Amélio Cayres.

Programa

Por meio do Programa Modernizando a Gestão Pública, o MBC agrega métodos de gestão, técnicas de gerenciamento de receitas e despesas e a reestruturação de processos e órgãos para promover mudanças na administração pública, com apoio da iniciativa privada.

MBC

O MBC atua como um agente mobilizador entre os diferentes segmentos e setores do País na busca pela excelência em gestão e melhoria da competitividade brasileira. Criado em 2001, pelo empresário Jorge Gerdau, tem o desafio de fomentar e implantar programas e projetos para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente