Marcelo Miranda pede força-tarefa ao Ministério da Saúde para atender o Tocantins - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
02/03/2016 - 11h18m

Marcelo Miranda pede força-tarefa ao Ministério da Saúde para atender o Tocantins

Jaciara França / Governo do Tocantins 
Thamyres Ferreira / Ministério da Saúde
  • Bancada federal do Tocantins esteve presente para reforçar o pedido de "força tarefa" em prol da saúde do Estado
  • Ministro da Saúde afirma que "Tocantins faz um esforço que ninguém faz" referindo-se a investimentos na área da Saúde

O encontro entre o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o governador Marcelo Miranda, aconteceu na tarde desta terça-feira, 1º de março, em Brasília (DF). Acompanhado por seis parlamentares da bancada do Tocantins no Congresso Nacional, o governador apresentou, ao ministro, as prioridades do Estado e solicitou uma força-tarefa em demandas para as quais conta com a atenção do Ministério. 

Um dos fatores destacados a fim de demonstrar a importância do apoio do governo federal ao Tocantins é que no Estado, 93% da população é assistida, exclusivamente, pelo Sistema Ã?nico de Saúde (SUS), apenas 7% dispõem de plano de saúde privado. Os hospitais estaduais são responsáveis por 88% de todas as internações de alta e média complexidade. 

Marcelo Miranda reforçou que o Tocantins destina quase 22% da receita líquida estadual para a Saúde, sendo o segundo estado brasileiro que mais investe no setor com recursos próprios. O ministro elogiou o Governo destacando que o Estado é um exemplo para o Brasil em priorização da Saúde, visto que a média de investimentos das demais Unidades da Federação é de 12%. "O Tocantins faz um esforço que ninguém faz", afirmou Marcelo Castro. 

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, explanou sobre convênios em andamento que podem ser priorizados pelo Ministério a fim de que os recursos sejam liberados. Também foram abordadas as possibilidades de ampliação do programa Mais Médicos nos municípios do interior, apoio para aquisição de equipamentos, andamento das obras do Hospital Geral de Palmas e melhoria da infraestrutura dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína.   

"O mais importante foi a visão do ministro que, além do elogio, demonstrou sensibilidade aos nossos pleitos. Alguns são sobre processos que já estão tramitando no Ministério e ele determinou Ã  equipe celeridade nas resoluções. Eu acredito em um ganho muito grande no dia de hoje, vamos colher os frutos", destacou o governador Marcelo Miranda, ressaltando a importância da presença da bancada federal na apresentação de reivindicações para a saúde do Tocantins.

 Estavam presentes na reunião, as deputadas federais Dulce Miranda (PMDB), professora Dorinha Seabra (DEM) e Josi Nunes (PMDB); os deputados federais César Halum (PRB) e Lázaro Botelho (PP); o senador Donizete Nogueira (PT) e o chefe do Escritório de Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente