Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
24/03/2017 - 18h06m

Marcelo Miranda, Vanessa Zavarese e Cel. Glauber Edivan e Leila França inaugura Colégio Militar de Arraias

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins 
Foto Washington Luiz

A população de Arraias, na região sudeste do Estado, recebeu o governador Marcelo Miranda nesta sexta-feira, 24, e comemorou a inauguração do Colégio da Polícia Militar do município. A solenidade foi realizada na quadra de esportes da unidade com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Sechim; do prefeito local, Wagner Barbosa Gentil; da deputada federal Josi Nunes; secretários de Estado e da comunidade escolar.

O governador ressaltou o empenho da equipe envolvida na implantação da unidade e fez um breve relato sobre a importância histórica de Arraias. "Essa cidade deixou um legado de pessoas no cenário nacional. A escola que inauguramos, hoje, vai somar com os investimentos em educação no Estado. Arraias tem tradição nessa área, daí a importância da implantação da Escola Militar. Assim como em Arraias, quero ver todas as escolas desse Estado em condições de oferecer uma educação de qualidade aos nossos alunos".

Para a secretária de Estado da Educação, Wanessa Sechim, "Arraias conta com excelentes índices educacionais e a Escola Militar vai impulsionar o desempenho dos alunos locais. A disciplina apresentada nos colégios militares vai complementar o que já é ofertado pela Seduc".

A diretora regional de Educação de Arraias, Leila Maria Florência França, disse que a cidade foi duplamente agraciada este ano, com o Colégio Militar e a Escola de Tempo Integral. "Essas escolas são diferenciadas não só pelo conteúdo programático, mas também pela capacidade de formação de cidadãos".

O diretor da escola, capitão Marcos César de Almeida Pimentel, informou que a educação é o único meio para transformar a realidade de um lugar. A Polícia Militar está cumprindo uma atribuição constitucional e a cidade só tem a agradecer pela implantação da unidade educacional. "A população arraiana tem que comemorar mais essa conquista, que foi iniciada ainda no mandato anterior de Marcelo Miranda".

A Banda da Polícia Militar passou a fazer parte da escola e também vai trabalhar em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Arraias, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do programa Mais Educação. A escola também irá ofertar capoeira e aulas de reforço.

O Colégio

O Colégio Militar vai funcionar nas instalações da Escola Estadual Jacy Alves de Barros, que passou por reforma para adequações da nova instituição de ensino. A estrutura física é composta por sete salas de aula, laboratório de informática, uma sala para o programa Mais Educação, sala de música, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, setor administrativo e cozinha. A unidade conta com uma média de 350 alunos matriculados na segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

Gestão Inovadora

Os colégios da Polícia Militar ofertam cursos de nível médio, nas modalidades de Educação Profissional, de forma integrada, e a Educação Básica para alunos da rede estadual de ensino, por meio de estratégias inovadoras de gestão e operação de ações educativas, consorciadas entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes; e a Polícia Militar. As unidades possuem regimento interno e regulamento disciplinar próprios que atendem às propostas pedagógicas e disciplinares inerentes às unidades escolares militares.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente