Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
17/11/2015 - 22h28m

Moradores de Peixe sentem tremor e ficam preocupados com barragem

G1 Tocantins 
Foto: Divulgação/Eletrobras Furnas

Moradores de Peixe, a 302 km de Palmas, sentiram um tremor de terra neste domingo (15). Alguns deles, disseram que estavam preocupados com a barragem da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical que, segundo os moradores, já apresenta rachaduras. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmou o tremor e disse que o fenômeno foi na escala de 2.9 mR (magnitude regional), o que é considerado baixo.

De acordo com o Observatório, o abalo aconteceu às 7h55, em uma profundidade de 12 km. Uma moradora, que preferiu não ter a identidade revelada, enviou um questionamento através do aplicativo Quero Ver na TV (QVT), da TV Anhanguera, sobre uma rachadura na barragem da usina.


Ela conta que desde a criação da estrutura há uma rachadura no local, e que após o tremor deste domingo a população ficou assustada. Ela pede ainda uma investigação sobre a estrutura da usina. "Os moradores ficaram apavorados. Seria bom todos saberem a real situação daquela barragem, já que foram enviados técnicos ao local", explica a moradora.


Em nota, a Eletrobras Furnas, empresa responsável pela hidrelétrica, disse que " a Usina Peixe Angical (TO) está operando normalmente e suas estruturas físicas e mecânicas encontram-se em perfeito estado. A usina mantém um programa de monitoramento permanente, dentro das melhores práticas da engenharia nacional, a fim de garantir a confiabilidade, a integridade e a segurança da sua barragem e estruturas anexas."

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente