Morre, aos 65 anos, a reitora da UFT Isabel Auler; velório será no Cuica - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
02/05/2017 - 08h11m

Morre, aos 65 anos, a reitora da UFT Isabel Auler; velório será no Cuica

Do Portal CT 
Divulgação
Isabel Auler tinha retornado ao trabalho há 15 dias, mas passou mal novamente
Isabel Auler tinha retornado ao trabalho há 15 dias, mas passou mal novamente

A reitora e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, morreu nesta segunda-feira, 1°, aos 65 anos. Ela estava hospitalizada em Palmas em decorrência de complicações de saúde que vinha tratando desde o começo do ano. Em notas de pesar, autoridades lamentaram o falecimento da gestora e prestaram condolências a família.

Em janeiro deste ano ela havia sido internada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias em Buenos Aires, na Argentina, mas havia se recuperado e chegou a voltar ao trabalho no dia 17 de abril, após um afastamento de cerca de 70 dias.

O velório da reitora Isabel Auler será realizado no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), localizado no Câmpus de Palmas da UFT (Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14, Plano Diretor Norte). A cerimônia deve ter início às 23 horas desta segunda-feira.

O vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, vai decretar luto oficial de três dias na universidade. No campus de Palmas, as atividades acadêmicas e administrativas serão suspensas nesta terça, 2, mas devem ocorrer normalmente nos demais câmpus da instituição.

Entenda o caso
Isabel passava por um processo de recuperação de saúde. Em 26 de janeiro deste ano ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante uma viagem de férias e passou 11 dias internada em Buenos Aires, Argentina, antes de ser transferida de volta a Palmas.

Em casa, após receber alta depois de cerca de 20 dias hospitalizada, ela continuou em tratamento e, mesmo em licença, manteve-se sempre próxima da UFT e atenta aos assuntos da Universidade. Durante cerca de 70 dias de afastamento chegou a participar de alguns compromissos na Instituição até retornar oficialmente ao trabalho, há 15 dias, no dia 17 de abril.

Após o feriado de Tiradentes, contudo, ela passou mal e voltou a ser hospitalizada em estado grave, acabando por vir a óbito na tarde desta segunda-feira.

Perfil
Natural de Jaú (SP), Isabel era formada em Letras, doutora em Educação, mestre em Literatura Brasileira e especialista em Avaliação Institucional e Ensino de Língua Portuguesa. Integrava os quadros docentes do curso de graduação em Pedagogia do câmpus de Palmas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).

Era servidora da UFT desde a implantação da universidade, em 2003, quando ingressou como professora. Assumiu o cargo de reitora em julho de 2016, após receber, com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, 63% dos votos da comunidade universitária na consulta eleitoral em que concorreu pela chapa "Confiança e Participação".

Em sua trajetória, foi vice-reitora na gestão de Márcio Silveira, entre 2012 e 2016, pró-reitora de Graduação no período de 2007 a 2012, e diretora de Ensino entre 2005 e 2007, nas gestões consecutivas do reitor Alan Barbiero.

Era membro dos conselhos de Educação do município de Palmas e do estado do Tocantins. Foi presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) na gestão 2010/2011, e em 2016 assumiu a presidência do Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte.

Confira as notas de pesar:

Com tristeza, eu e a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda, recebemos a notícia do falecimento da professora-doutora Isabel Auler, reitora da UFT - Universidade Federal do Tocantins.

Mais que um currículo invejável, Isabel deu o melhor do seu profissionalismo ao ensino superior do Tocantins, no exercício de várias funções em universidades do Estado.

Sem dúvida alguma, perdemos uma grande educadora!

Que Deus dê, a seus familiares e amigos, o conforto necessário nesse momento.

Marcelo Miranda
Governador do Tocantins
________________________

Meus sentimos a família e a comunidade UFT pelo falecimento de sua Magnífica Reitora Profa.Dra. Isabel Auler.

Sempre a admirei pela sua dedicação em prol de uma educação inclusiva, ética e de qualidade.

Obrigado pelo legado deixado na educação do Tocantins.

Que Deus conforte a todos.

Eduardo Gomes
__________________________

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil â?? PCdoB, com grande pesar recebeu a notícia do falecimento da Reitora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, que deixa um grande legado na história recente do nosso Estado. Amiga dos estudantes e dos trabalhadores, jamais perdeu o decoro de quem carregava convicções genuinamente republicanas. Receba a família e a comunidade universitária o solidário abraço fraternal dos comunistas do Tocatins.

Nésio Fernandes de Medeiros Junior
Presidente do Comitê Estadual do PCdoB - Tocantins
__________________________

Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da senhora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins, ocorrido nesta segunda-feira, 1° de maio, em Palmas.

Isabel foi um exemplo de professora, pesquisadora, gestora, mãe, amiga, mas acima de tudo um exemplo de mulher.

Que neste momento de dor, Deus possa confortar o coração de todos os familiares e amigos, para que tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

"Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade - Romanos 2:7"

Deputados Lázaro e Valderez
__________________________

� com imenso pesar que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebeu a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler.

� frente da UFT desde julho de 2016, firmou relevantes parcerias junto à Seduc em prol da melhoria da educação pública, dentre elas a formação do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), formação continuada de professores com cursos no Programa Educação Financeira, Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta ensino superior em licenciatura e bacharelado para docentes que atuam na educação básica da rede pública, Nós Propomos, e o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltado para estudantes da rede pública estadual, entre outros.

Das características desta profissional exemplar destacamos a ética, o compromisso e a responsabilidade com as ações educacionais que exercia em prol do fortalecimento da educação superior. Atrelada as suas características profissionais Isabel era uma pessoa solidária, meiga e acolhedora. Deixou um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação do Tocantins. Com alma poética costumava a dizer que a "a poesia é a síntese da palavra".

A reitora faleceu aos 65 anos de idade nesta segunda-feira, 1º, em Palmas, onde estava hospitalizada desde quarta-feira, 29, em decorrência de complicações de saúde. Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica por esta inestimável perda para a educação tocantinense.

Wanessa Zavarese Sechim
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes
__________________________

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lamenta o falecimento, na tarde desta segunda-feira, 1º de maio, da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, aos 65 anos de idade.

Antes de se tornar reitora, Isabel foi pró-reitora de Graduação de 2007 a 2012 e vice-reitora de 2012 a 2016 na UFT e foi professora da Unitins de 1991 a 2003, instituição em que foi diretora de Ensino entre 1999 e 2003. Natural de Jaú/SP, Isabel era formada em Letras, doutora em Educação, mestre em Literatura Brasileira e especialista em Avaliação Institucional e Ensino de Língua Portuguesa.

Aos familiares, comunidade da UFT e amigos de Isabel Auler externamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus as suas bênçãos e o conforto nesta hora de profundo pesar.

Suely Cabral
Reitora em Exercício/Unitins
___________________________________

� com profundo pesar que recebo está triste notícia sobre o falecimento da nossa amiga e reitora, Professora Isabel Auler. Faz quinze dias que estamos felizes e celebrando o retorno dela a atividades na universidade. Sua partida repentina nos enche de tristeza.

Passa um filme em nossa cabeça sobre sua trajetória como pessoa e educadora que atuou com dedicação, amor e profissionalismo. A Professora Isabel esteve conosco desde a implantação da Universidade Federal do Tocantins, onde foi Diretora e Pró-reitora durante nossa gestão.

Ainda impactado, peço a Deus a tenha e conforte os nossos corações.

Professor Alan Barbiero
Deputado Estadual e Reitor UFT 2003/2012"
___________________________________

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, professora Isabel Auler. 
Amiga muito querida há mais de vinte anos, mulher batalhadora que estava se recuperando de um AVC. Ela inclusive, mesmo devagarinho, estava retornando ao trabalho frente à reitoria. Tinha muitos planos para o crescimento da UFT. 

Isabel deixa um legado de força, perseverança e dedicação à educação e tudo aquilo que ela acreditava. Meus sentimentos aos familiares e que Deus os abençoe e conforte seus corações.

Deputada Professora Dorinha
___________________________________

Ã? com profundo pesar que o senador Ataídes Oliveira, presidente do PSDB-TO, lamenta a morte da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, ocorrida na tarde desta segunda-feira. 

A reitora estava internada em um hospital particular de Palmas desde a semana passada e se recuperava de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu durante uma viagem para a Argentina, no início do ano. 

"� com muita tristeza que recebi essa trágica notícia na tarde deste feriado, Dia do Trabalhador. Isabel era uma trabalhadora incansável, que contribui muito para consolidação da UFT e educação no Estado. Peço a Deus para acalentar o coração de seus familiares nesse momento tão difícil", lamentou o senador Ataídes.

Assessora de Imprensa - Senador Ataídes Oliveira
___________________________________

� com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da nossa querida amiga, professora e reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, que morreu na tarde desta segunda-feira, dia 1º, após 10 dias internada em hospital particular de Palmas, em decorrência de complicações no seu quadro de saúde.

Isabel iniciou sua trajetória na UFT em 2003, no início da implantação da Universidade. Antes disso, atuou por 12 anos na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), sempre se destacou por ser uma profissional atuante, estudiosa, amorosa e cuidadosa com todos.

Carismática, esposa e mãe exemplar, cultivou e cativou os corações de todos por onde passou. Uma guerreira e batalhadora incansável, que sempre lutou e buscou melhorias para o desenvolvimento da Universidade.

Por todas as suas contribuições e dedicação à UFT, à Unitins e ao Estado do Tocantins, rendemos nossas homenagens a esta talentosa mulher, que deixará profundas saudades da sua forma de atuar sempre com primor e decência.

Externamos aqui, nossos sentimentos e nos solidarizamos aos familiares e amigos da professora Isabel. Que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor e angústia desta perda irreparável em fé e esperança!

Paulo Mourão
Deputado Estadual

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente