Municipalistas apresentam demandas aos deputados federais no segundo dia da XIX Marcha a Brasília - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
13/05/2016 - 07h01m

Municipalistas apresentam demandas aos deputados federais no segundo dia da XIX Marcha a Brasília

Victor Morais/Ascom ATM 
Ascom /ATM
Deputada federal do Tocantins, Professora Dorinha, participou do painel técnico - na foto, ao lado do presidente da ATM, João Emídio de Miranda
Deputada federal do Tocantins, Professora Dorinha, participou do painel técnico - na foto, ao lado do presidente da ATM, João Emídio de Miranda

A XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios promoveu nesta quarta-feira, 11, painel temático denominado "Municípios e o Congresso Nacional", tendo a presença de deputados federais de todo Brasil. O momento foi oportuno para que municipalistas presentes no encontro apresentassem seus anseios e preocupações quanto às matérias em tramitação na Câmara dos Deputados, que impactam diretamente os Municípios brasileiros.

A Câmara dos Deputados foi representada pelo deputado federal do Maranhão, Hildo Rocha, acompanhado dos colegas parlamentares Danilo Forte (Ceará) e Flávia Morais (Goiás). Do Tocantins, participou a deputada federal Professora Dorinha. A mesa teve ainda a presença da diretoria da CNM e os presidentes das associações municipalistas de todo o Brasil.

Semana municipalista

O vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios â?? CNM, Glademir Aroldi, solicitou aos deputados federais atenção especial às matérias em tramitação na Câmara dos Deputados. "Nós [os Municípios] precisamos de que o Congresso Nacional promova a semana de votação municipalista ainda este mês. O modelo está todo torto, todo errado, com essa concentração desastrosa de recursos pela União. E é no Senado e na Câmara que essas injustiças podem ser corrigidas", ressaltou Aroldi, que na ocasião representou Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, organizadora da Marcha.

O vice-presidente da CNM foi enfático em pedir aos deputados federais auxílio no agendamento da semana municipalista de votação para este mês de maio, ou para primeira semana de junho. 

Líderes municipalistas dialogam com deputados federais no segundo dia da Marcha

Pautas

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda, elencou as pautas municipalistas prioritárias em andamento na Câmara, que foram destacadas no encontro.

 "A prorrogação do prazo e o recebimento de recursos para a execução do Plano de Resíduos Sólidos, a agilidade da votação do projeto sobre consórcios públicos â?? no sentido de garantir que os Municípios integrantes desses grupos não sejam inseridos no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) por conta de irregularidades constatadas no consócio â?? além da definição constitucional de percentual a ser investido em Saúde pela União, bem como a resolução do problema de retenção do PIS/PASEP das transferências voluntárias dos Municípios", pontuou Emídio.

Deputada federal do Tocantins, Professora Dorinha, participou do painel técnico - na foto, ao lado do presidente da ATM, João Emídio de Miranda

Outras demandas

Além dessas pautas, o presidente da ATM destacou ainda as seguintes solicitações apresentadas aos parlamentares convidados: a correção do valor repassado pela União para fornecimento de merenda e transporte escolar, a mudança do critério de reajuste do piso salarial do magistério e a necessidade de mudança na tributação do Imposto Sobre Serviço (ISS), principalmente na questão do recolhimento, para que a verba seja destinada ao Município onde ocorrem a compra ou prestação de serviço, e não no território onde a empresa está registrada, maioria nos grandes Municípios.

Os deputados federais prometeram empenho na articulação pela colocação das matérias no plenário, apesar da crise institucional instalada na Câmara dos Deputados, com o afastamento do presidente Eduardo Cunha da presidência da Casa e do mandato de deputado federal.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente