Municípios ganham apoio de deputados Federais no processo de mudanças da alíquota do ISS - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
22/09/2015 - 22h56m

Municípios ganham apoio de deputados Federais no processo de mudanças da alíquota do ISS

Victor Morais/Ascom ATM 
Karla Almeida
Presidente da ATM agradeceu a expressiva votação da bancada tocantinense durante a votação na Câmara dos Deputados
Presidente da ATM agradeceu a expressiva votação da bancada tocantinense durante a votação na Câmara dos Deputados

Os milhares de municípios brasileiros serão diretamente beneficiados com as mudanças na alíquota do Imposto sobre Serviços â?? ISS, aprovadas pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 16. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios â?? ATM e prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, agradeceu o apoio da bancada Federal do Tocantins durante as votações.

A ATM acredita que a mudança da alíquota será fundamental para acabar com a guerra fiscal entre os Municípios. "Os entes municipais serão colocados sobre as mesmas condições, dando a oportunidade para que os Municípios de pequeno porte também lutem pelo recebimento de investidores. Uma conquista municipalista alcançada pelo intermédio de nossos deputados Federais", agradeceu João Emídio, ao reconhecer a expressiva votação da bancada tocantinense durante a votação da Projeto de Lei Complementar â?? PLC 366/13, que fixa em 2% a alíquota mínima do ISS.

Entrada de recursos

A grande novidade na votações foi a aprovação de emenda da deputada Soraya Santos (PMDB-RJ) que determina, em algumas situações, a cobrança do tributo onde efetivamente a operação ocorreu, como no caso do cartão de crédito ou débito e de factoring ouleasing.

"Essa mudança possibilita que as operações sejam tributadas pelo Município nas quais elas são realizadas ou segundo o domicílio do tomador da operação, caso de leasing, por exemplo, e não no município sede da administradora do cartão ou da empresa financeira. Este tem sido um apelo do movimento municipalista há anos", revelou o presidente da ATM, que enfatizou que essa medida pulverizar os impostos.

Devido às mudanças em itens da PL, o projeto retorna ao Senado para nova votação.

Victor Morais/Ascom ATM

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente