Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
01/10/2017 - 18h47m

NAEC é o primeiro campeão da 1ª Copa Verde de Futebol Ambiental e levou o troféu verde

D Redação 
Foto: Célio Carlos
Primeiro campeão da Copa Verde de Futebol Ambiental dos municípios do Vale do Rio Palmas
Primeiro campeão da Copa Verde de Futebol Ambiental dos municípios do Vale do Rio Palmas

O representante de Novo Alegre na 1ª Copa Verde de Futebol Ambiental dos municípios do Vale do Rio Palmas, o NAEC venceu o representante de Aurora do Tocantins YURI 7 nos pênaltis no Estádio Municipal do Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues e ergue o 1º troféu verde.

Com o tema: "O Meio Ambiente e o Esportes Juntos Batem um Bolão", e o lema: "Jogue o Lixo na Lixeira e Deixa a Bola Rolar" iniciada no último dia 05 de agosto, movimentou as cidades de Lavandeira, Aurora, Novo Alegre e Combinado durantes os meses de agosto setembro, promovendo a maior campanha de campanha de educação ambiental do norte e centro oeste brasileiro em parceria com o esporte.

No último dia 30 de setembro com empate NAEC 1x1 YURY 7 no tempo normal de 90 minutos, os dois finalistas foram arriscar a sorte nas penalidades máxima sagrando vitoria para os novalegrenses, graças graças a defesa do goleiro Bill e o erro do jogador do Yury 7 Odiley que bateu pra fora.

O jogo da final que chegou a ser anunciado para o dia 1° de outubro, foi antecipado para sábado dia 30 de setembro por solicitação das duas equipes finalistas da 1ª Copa Verde de Futebol Ambiental. Já a disputa pela terceira colocação que também seria premiada, perderam o interesse pela disputa que estava prevista para o domingo dia 1° de outubro, entre as equipes do Combinado x Força Jovem de Lavandeira, que também seria disputada no Estádio Municipal do Complexo Esportivo Professor Leyvalmir Rodrigues.

Com o fechamento da 1ª Copa Verde de Futebol Ambiental, quefoi considerada um sucesso com recorde de publico, com 855 pagantes e cerca de 1500 expectadores, foi considerada o maior evento sócio ambiental em vigor no Tocantins, na regional norte e do centro oeste brasileiro, graças ao apoio incondicional dos prefeitos de Lavandeira Roberto Cesar (PMDB), Aloilson Caçula (PTB), Lindolfin Prado (PV) e Dr. Fernando Gomes (PMDB) e o empenho  e parcerias das secretárias municipais de Meio Ambiente e de Esportes dos quatro municípios que compõe o Consórcio intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Palmas, no extremo sudeste tocantinense.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira e idealizador e coordenador geral da Copa Verde de Futebol Ambiental jornalista Rodrigues di Sousa, este foi um evento marcado por grandes desafios, mas sempre acreditando no sucesso, graças as parcerias com os prefeitos dos municípios envolvidos e seus auxiliares, como: o secretário de Esportes de Lavandeira Edilson Rocha "Dixin" e o diretor Denilson e sua equipe; o secretário municipal de Meio Ambiente e o Diretor de Esportes Marcos Dione de Novo Alegre e suas equipes; do secretário de Meio Ambiente Fernandes Martins, diretor Wagner e o Diretor de Esportes Macalé e suas equipes de Aurora; o secretário de Meio Ambiente Glauco Rafael, diretor Jak Souza e o diretor de Esportes Todinho e suas equipes, além de todos os demais secretários dos municípios e nossa engenheira ambiental Naraiany Alves, orientadora ambiental do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Palmas.

Já o sucesso de publico graças ao bom trabalho de divulgação do assessor de comunicação da prefeitura de Lavandeira e da Copa Verde Jornalista Célio Carlos nos veículos de comunicação e nas redes sociais, além da boa divulgação das rádios Atlântica FM de Lavandeira, Estrela FM de Combinado e da Atividade FM de Campos Belos, que deu total enfoque durante semanas de programas esportivos e noticias pelos craques do radio, o narrador Amilton Mendes, e os comentaristas esportivos Ivan e Antônio Carlos.

Já o secretário de esportes Edilson Rocha "Dixin", ressaltou sua satisfação em realizar mais um evento esportivo realizado com sucesso na gestão do prefeito Roberto César. Ele ressaltou que o prefeito tem dado total autonomia nas realizações dos eventos esportivos, e essa parceria com as secretárias de Meio Ambiente de Lavandeira e as demais cidades da nossa região superou as expectativas e terminou com sucesso, graças a Deus. "Veléu a pena trabalhar com nossos parceiros Rodrigues di Sousa e os demais secretários dos municípios vizinhos", comemorou.

A Copa Verde de Futebol Ambiental foi disputada por oito equipes representando os quatro municípios do Vale do Rio Palmas, das cidades de: Aurora, "o Yuri 7 vice-campeão e Contagem; de Combinado "o R2 e Combinado; de Lavandeira "o Força Jovem e o Escolinha e de Novo Alegre "o NAEC campeão e o INTER. 

Vale ressaltar que o evento foi realizado com o objetivo de disseminar a política de educação ambiental nos estádios dos municípios participantes, onde reuniu centenas de atletas e milhares de expectadores todos os finais de semanas durante os meses de agosto e setembro de 2017, e foi considerado sucesso em termo de melhorias de entendimento com relação as necessidades de preservar o meio ambiente evitando as queimadas, os desmatamentos, a recuperação de áreas degradadas, a coleta seletiva, dentre outras ações ambientalmente correta.

O Programa Copa Verde de Futebol Ambiental foi idealizada e coordenada pelo secretário de Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa e também coordenada pelo Secretário Municipal de Esportes de Lavandeira Edilson da Rocha Pereira "Dixim" e teve as coordenações municipais pelos secretário de Meio Ambiente de Novo Alegre Celiomar Rego e Diretor de Esportes Marcos Dione; pelo secretário de Meio Ambiente de Combinado Glauco Rafael e o Diretor de Esportes Todinho e o secretário de Meio Ambiente d Aurora Fernandes e o diretor de Esportes Macalé.

A 1ª Copa Verde de Futebol Ambiental conta com patrocínios das prefeituras de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO), Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Supermercado JK, MM Pneus, Supermercado Nova Esperança, NL Informática, Supermercado Lavandeira, Deputado Ricardo Aires, José Salomão, Natalya Brindes, Triunfo Materiais para Construções e Jornal Tribuna do Interior. Confira tabela de classificação.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente