Natividade (TO): Fieis encaram romaria a pé para tradicional festa do Senhor do Bonfim - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
09/08/2016 - 22h12m

Natividade (TO): Fieis encaram romaria a pé para tradicional festa do Senhor do Bonfim

Fonte: G1 
G1/TO

A Romaria do Senhor Bonfim em Natividade, região sudeste do Tocantins, reúne tradição e muita fé. 
A maioria dos romeiros encara o sacrifício de percorrer vários quilômetros a pé para pagar promessas e agradecer as bênçãos recebidas durante o ano. 
Além das manifestações de religiosidade, a festa também é uma oportunidade para comerciantes que oferecem serviços de alimentação e vendem artesanato no local.
O festejo é o maior do estado e os próprios romeiros organizam tudo. Dona Chiquinha Gomes, de 69 anos, conta que há 30 anos se dedica a romaria como voluntária. 
"Tenho muita fé nele, tudo que a gente pede a gente alcança".Muitas pessoas aproveitam a festa para garantir espaço comercial. 
Outras famílias mudam-se para o povoado para manter a tradição. "Chegamos aqui e a dificuldade é grande, mas a fé é que dá força para todo ano podermos estar aqui", conta a romeira Domicina Alencar.
Os casarões das quinze famílias que moram no povoado, são alugadas durante os festejos. Maria Aparecida Ferreira alugou uma casa em frente ao santuário e conta sobre a experiência.
"Eu e minhas amigas alugamos, fizemos as compras e dividimos a conta. A gente vai ficar até o dia 17 homenageando e prestigiando o Senhor do Bonfim, porque aqui é um lugar santo e maravilhoso para ficar".
Para não deixar a tradição acabar, um grupo de romeiros caminho 23 km de Natividade ao povoado do Bonfim. 
Durante todo o grupo reza e canta em devoção. 
"Para a gente não representa um sacrifício, é uma alegria, uma aproximação com o nosso Senhor", comenta a romeira Rosana Mesquita.
Os festejos do Senhor do Bonfim seguem até o dia 18 de agosto.
Assista matéria de TV
Fonte: G1

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente