Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
04/08/2017 - 20h56m

Naturatins apoiará festejos do Nosso Senhor do Bonfim no município de Natividade

Tânia Caldas / Governo do Tocantins 
Fotos - Divulgação / Governo do Tocantins
Reunião ocorreu na prefeitura do município de Natividade
Reunião ocorreu na prefeitura do município de Natividade

Os Festejos do Nosso Senhor do Bonfim que acontecerão no período de 06 a 17/08, no povoado de Bonfim, próximo ao município de Natividade, foi tema de reunião com a participação do superintendente de Gestão Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), nesta quarta-feira, 02, na Prefeitura daquela cidade.

O encontro que reuniu a prefeita Martinha e também a engenheira civil e superintendente, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Roberta Castro, teve como objetivo acertar projetos de melhoria para o povoado no âmbito do Naturatins, que juntamente com Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a ATS, trabalharam no sentido de proporcionar conforto e segurança aos romeiros, que anualmente lotam o povoado.

A reunião entre os parceiros surgiu depois que, na última segunda-feira, 31, ocorreu na sede do Naturatins, um encontro com entre o presidente do Naturatins, Herbert Brito (Barros), representante da ATS e o padre Leomar, pároco do povoado do Bonfim.

Conforme o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, a partir dessa reunião foi acordada a necessidade de se deslocar até o município, uma equipe para realizar uma vistoria in loco, com a finalidade de levantar as reais necessidades para a realização do Festejo.

"No encontro tratamos de assuntos pertinentes aos atrativos turísticos do Rio Manuel Alves, como a praia, a questão do lixo, o tratamento do esgoto e como com a Prefeitura de Natividade atuará no suporte das atividades", destacou o gestor ambiental. Ele disse ainda que o Naturatins se comprometeu a manter uma equipe do órgão permanentemente no local. E toda a colaboração será atendida pela Regional do Naturatins de Dianópolis.

"Nos comprometemos com toda responsabilidade e no tange ao Naturatins. O nosso objetivo é que tudo ocorra com a maior tranquilidade e que não traga nenhum transtorno.  Estaremos em sintonia com os nossos parceiros que são a Polícia Militar do Tocantins, o padre Leomar e também a ATS, que fará o fornecimento de água", enfatizou.

Água tratada

De acordo com a superintendente da ATS, para esta edição dos Festejos, a ATS se programou e houve um aumento na rede de distribuição de água, de aproximadamente 1.200 metros lineares de extensão. Ela também citou a preocupação do Governo do Estado com o bem-estar dos romeiros.

"O governador Marcelo Miranda, como católico e como romeiro, preocupa-se em levar boas condições de uso da água aos romeiros em geral, bem como aos romeiros que ficam acampados na mata, também conhecida como cipós. Estes locais terão bicos de água para que essas pessoas que não têm onde ficar e permanecem alojadas nestes locais, possam ter água tratada em abundância", explicou.

A superintendente ressaltou que foram espalhados pontos de água para que todos possam ter acesso mais rápido à água tratada. "Estou no povoado a pedido do presidente da ATS e do governador Marcelo Miranda, no sentido de contribuir com as melhorias para os Festejos", concluiu.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente