Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
09/03/2017 - 17h58m

Ninguém vai precisar madrugar para sacar FGTS", diz Caixa

Redação 
Divulgação
Brasília - Agências da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e entorno estão abertas de 9h às 15h para atendimento exclusivo sobre contas inativas do FGTS neste sábado, dia 18/02/2017
Brasília - Agências da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e entorno estão abertas de 9h às 15h para atendimento exclusivo sobre contas inativas do FGTS neste sábado, dia 18/02/2017

?s vésperas do início do calendário de saque do dinheiro depositado em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o diretor executivo do fundo da Caixa, Valter Nunes, afirma que "ninguém vai precisar madrugar nas agências do banco para sacar o dinheiro". "Temos quatro meses e meio para fazer os pagamentos. Estamos preparados para isso", afirmou o executivo. "Se o trabalhador for até uma agência e ela estiver cheia, deixa para voltar no dia seguinte. se tiver condições".

Nunes participou nesta quarta-feira (8) de uma transmissão ao vivo no Facebook do banco com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS.

O executivo apontou que o escalonamento dos pagamentos deve fazer com que o banco consiga fazer os pagamentos com tranquilidade, mas, caso o banco perceba que ao longo dos meses os pagamentos estão se acumulando, terá um plano de contingência, sem detalhar qual. "Pode ser que a gente estenda o horário de atendimento das agências por mais dias ou abra em mais sábados", disse Nunes.

Para atender os trabalhadores, as agências da Caixa funcionarão com horário estendido nos dias 10, 13 e 14 de março, quando abrirão às 7h, ou seja, até duas horas antes do expediente.

Mais de 1.800 agências em todo o país também ficarão abertas neste sábado (11), das 9h às 15h, e em cada primeiro sábado da abertura de pagamento de acordo com a data de aniversário do trabalhador. Apenas em abril as agências não serão abertas aos sábados. Veja o cronograma de atendimento no final de semana:

M?SSÁBADOHORÁRIO
Março119h às 15h
Maio139h às 15h
Junho179h às 15h
Julho159h às 15h

Aos sábados também será possível realizar o saque e fazer um DOC de até 4.999,99 reais para outros bancos. Neste caso, o dinheiro deve cair na terça-feira seguinte na conta do trabalhador. Neste dia o banco também poderá solucionar dúvidas, promover acertos de cadastro e emitir senha do Cartão Cidadão. Durante a semana, o trabalhador poderá fazer um TED ao transferir o dinheiro para outro banco. Neste caso, o valor cairá em sua conta no mesmo dia da operação.

Veja abaixo as dúvidas tiradas pelo executivo durante a transmissão:

Calendário de saque começa nesta sexta

O calendário para saque do dinheiro começa nesta sexta-feira (10) para trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro. Mais de 4,8 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir de sexta. O valor total disponível para saque nesse mês ultrapassa 6,96 bilhões de reais e equivale a 15,9% do total disponível.

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%), que têm conta poupança individual na Caixa (para a qual a transferência do dinheiro será automática) ou autorizaram a transferência para sua conta corrente ou conta poupança conjunta no banco pelo site da Caixa, receberão automaticamente o crédito em suas contas no banco no dia 10.

Mais de 1,2 milhão (25%) poderá sacar os valores utilizando o Cartão Cidadão no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Os demais trabalhadores deverão necessariamente sacar os recursos nas agências da Caixa.

Nunes afirma que todos os clientes que estiverem na agência até o horário de encerramento do expediente serão atendidos.

Veja calendário de saque do dinheiro das contas inativas do FGTS

Quem nasceu em janeiro e fevereiro poderá retirar o valor a partir de 10 de março. Veja as demais datas e saiba se você tem recursos disponíveis para saque

Veja abaixo o calendário completo.

Mês de nascimentoQuando pode sacar
Janeiro10 de março
Fevereiro10 de março
Março10 de abril
Abril10 de abril
Maio10 de abril
Junho12 de maio
Julho12 de maio
Agosto12 de maio
Setembro16 de junho
Outubro16 de junho
Novembro16 de junho
Dezembro14 de julho

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, disse que as agências do banco abrirão, a partir amanhã, duas horas mais cedo em dias úteis para atender à demanda dos trabalhadores por informações sobre o saque do FGTS inativo.

E aos sábados, as agências da Caixa em 1891 lugares funcionarão das 9h às 15h (de Brasília). A Caixa criou um site exclusivo para quem quer tirar dúvidas sobre o saque do FGTS inativo. Também está disponível o telefone 0800 726 2017.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a liberação do saque do FGTS inativo beneficia não somente o trabalhador, mas também o crescimento econômico.

"Essa medida sintetiza de uma forma prática, objetiva e simbólica a linha de ação desse governo", disse. "Elas estão inseridas dentro de um processo maior, que é o processo de diminuição do tamanho do Estado em benefício de alocação de mais recursos para a sociedade brasileira, atendendo ao objetivo desse governo que é gerar mais emprego e renda", completou.

O presidente Michel Temer ressaltou a importância da medida, que foi anunciada no fim do ano passado, em um momento em que as famílias e as empresas estão endividadas.

"Discutimos como injetar valores na economia brasileira, de modo a colher pleitos verificados há muito tempo", disse.  Temer defendeu a modernização trabalhista e enalteceu a convenção e o acordo coletivo. Saiba mais:Economia do Brasil: qual é a previsão para o ano de 2017? ?? Patrocinado 

Quem tem direito ao saque?

Tem direito ao saque todos os trabalhadores que encerraram um contrato de trabalho formal até 31 de dezembro de 2015, seja porque pediram demissão, foram demitidos por justa causa ou foram demitidos sem justa causa e optaram por não sacar o dinheiro naquele momento.

O que é uma conta inativa?

Quando a pessoa possui um trabalho com carteira assinada, ela tem uma conta do FGTS ativa, na qual o trabalhador e o empregador depositam todos os meses uma determinada quantia.

A partir do momento em que o contrato de trabalho se encerra, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido, a conta do FGTS se torna inativa, já que não há mais depósitos.

Há limite para o saque?

Não. Os trabalhadores poderão retirar todo o saldo das contas inativas, desde que a data de desligamento tenha sido até 31 de dezembro de 2015, respeitando o calendário de saque anunciado pelo governo hoje.

? importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter várias contas inativas do FGTS, uma para cada trabalho com carteira assinada que foi encerrado.

Como consultar meu saldo do FGTS inativo?

? possível consultar seu saldo do FGTS inativo no site da Caixa Econômica Federal. Para consultar os extratos, basta que o trabalhador insira o número do PIS/PASEP e cadastre uma senha na internet para acessar o sistema.

PIS/PASEP é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, que englobam contribuições sociais devidas pelas empresas ao trabalhador.

A consulta ao saldo de contas inativas no fundo também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, em outros canais de atendimento da Caixa e lotéricas.

Caso opte por ir até uma agência da Caixa, usar o autoatendimento do banco ou ir até uma lotérica, o trabalhador deve apresentar o Cartão Cidadão (no qual são depositados benefícios sociais geridos pelo banco, como seguro desemprego e o abono do PIS) para realizar a consulta.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente