Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
16/06/2021 - 11h53m

Nota da ATM à Imprensa - Sobre a declaração do Governador do Estado, Mauro Carlesse

Ascom ATM 

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) discorda das declarações proferidas pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, de que parece haver um possível demora por parte dos Municípios e seus representantes ao resgate de doses da vacina contra a COVID-19 nas unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), de Palmas e Araguaína.

A priori, a ATM ressalta que, no combate a pandemia, não há uma competição, mas sim uma cooperação, uma relação tripartite de execução dos serviços de saúde, no qual os entes federativos se ajudam, sem cobrar ou transferir o cumprimento de responsabilidades. Na avaliação da grande maioria de prefeitos e prefeitas do Tocantins, o governador foi infeliz em suas palavras.

Atualmente, os Municípios já resgataram 95% das doses recebidas pelo Governo do Estado, e os gestores municipais não têm medido esforços para buscar os imunizantes nos dois únicos pontos de distribuição do Estado. O Governo do Estado não vai in loco distribuir as vacinas nos Municípios, como fazem outros Estados da Federação, nem coloca profissionais de saúde à disposição para auxiliar na aplicação das doses, principalmente nas grandes cidades.

Os Municípios seguem de forma contínua o processo de vacinação dos grupos prioritários a serem imunizados, resgatando e armazenando corretamente as doses, promovendo a comunicação Social e a busca ativa e, principalmente, aplicando as doses que lhe são cabidas. A ATM se coloca à inteira disposição do Governo do Estado para discutir soluções concretas para aumentar o ritmo de aplicações das doses, e pede ao governo que, se possível, amplie os pontos de distribuição para outras regiões do estado como Bico do Papagaio, Sudeste e Sul.

Sem mais a declarar.

Diogo Borges

Presidente

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente