Os povos indígenas nos ensinam a cada dia a importância de mantermos nossas florestas protegidas. - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 16 de abril de 2024.
18/02/2019 - 07h23m

Os povos indígenas nos ensinam a cada dia a importância de mantermos nossas florestas protegidas.

Eduardo Malta Programa Xingu Instituto Socioambiental - ISA 
Divulgação google

O povo KÄ©sêdjê da Terra Indígena Wawi (MT), na região do Xingu, encontrou uma alternativa  para recuperar áreas degradadas deixadas por antigos ocupantes dentro do seu território, por meio do plantio de árvores de pequi - um dos frutos mais poderosos do nosso Cerrado e que, nessa região de transição para a Amazônia, é conhecido como o pequi gigante, ou o pequi do Xingu. Iniciado em 2006, o pequizal conta hoje com cerca de 3.000 pés de pequis. De quebra, a comunidade extrai e comercializa o óleo extraído do fruto, unindo a recuperação ambiental à geração de renda!

"Nossa iniciativa foi a única solução [para obter renda] que achamos ser viável e que não agride ninguém, nem o meio ambiente", afirma Winti Kĩsêdjê, da Associação Indígena Kĩsêdjê (AIK).

Em 2018, o Ã?leo de Pequi do Povo KÄ©sêdjê do Xingu, Hwin Mbê bateu recorde de produção: foram 315 litros produzidos no ano!

O produto indígena, cuja renda é integralmente revertida para a própria comunidade, é certificado nacionalmente com o Selo Origens Brasil e já foi reconhecido internacionalmente pelo movimento Slow Food como um dos produtos mais importantes da biodiversidade mundial. Saiba mais aqui.

A história do óleo de pequi é transformadora e comprova que terras indígenas demarcadas protegem a floresta e não atrapalham a produção.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente