Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
09/12/2015 - 20h18m

Osires Damaso recebe participantes do projeto Jovem Parlamentar no Palácio

Cláudio Paixão / Governo do Tocantins 
Lia Mara / Governo do Tocantins
Osires Damaso ressaltou que conhecer o funcionamento da política brasileira é, acima de tudo, uma das formas de garantir o exercício da cidadania
Osires Damaso ressaltou que conhecer o funcionamento da política brasileira é, acima de tudo, uma das formas de garantir o exercício da cidadania

Os alunos de escolas públicas estaduais de Araguaína, que participam do projeto Jovens Parlamentares, foram recebidos pelo governador em  exercício Osires Damaso nesta quarta-feira, 9, no Palácio Araguaia. Na ocasião, ele destacou a importância da participação dos jovens na política brasileira e tocantinense como condição indispensável para mudanças no cenário nacional e local.

"Conhecer o funcionamento da política brasileira é, acima de tudo, uma das formas de garantir o exercício da cidadania", disse o governador. Ele aproveitou para convidar os alunos para participarem de uma sessão na Assembleia Legislativa, de forma a conhecer o funcionamento da Casa de Leis. "Muito bom ver o envolvimento de vocês, jovens, com a política. Agora vocês têm a missão de multiplicar essa experiência que estão tendo e levar essas informações para sala de aula e para os que não puderam estar aqui hoje", recomendou.

Projeto

O Jovem Parlamentar foi idealizado pela vereadora Silvinha Pires, do PT de Araguaína. Atende aos alunos, de 14 a 17 anos, de oito escolas estaduais de Araguaína, com o objetivo de proporcionar maior envolvimento dos jovens com a política. De acordo com a vereadora, a próxima edição deve atender mais 17 escolas da cidade.

O programa, adaptado para o âmbito municipal, inicialmente, possibilitou aos alunos a vivência do processo democrático na Câmara de Araguaína. "Depois da experiência no Legislativo Municipal, quando vestidos a caráter, os alunos simularam uma sessão, com direito a debates e a apresentação de projetos de lei. Hoje, trouxemos os alunos para conhecer o funcionamento dos Poderes Legislativo e Executivo", explicou.

Para a aluna do Colégio Estadual Professor Silvandira Sousa Lima, Danielly Lopes Barbosa, de 15 anos, a vivência no ambiente político permite um melhor entendimento do meio político. "A sociedade brasileira associa diretamente a política com corrupção e, a partir desse projeto, podemos entender a verdadeira função de um vereador, de um deputado e, agora, de um governador", ressaltou. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente