Pais de alunos criticam acordo entre a UFT e acadêmicos da Casa do Estudante de Arraias - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
12/01/2018 - 12h10m

Pais de alunos criticam acordo entre a UFT e acadêmicos da Casa do Estudante de Arraias

Divulgação  
Divulgação

"No ano de 2017, foi firmado um contrato de parceria entre a Prefeitura e UFT à qual cedia-se salas de aula do antigo prédio da UNITINS, onde funcionava a UFT, para o funcionamento do quarto e quinto ano do ensino fundamental da primeira fase, totalizando 220 alunos e mais o Centro de Alfabetização Letramento e Numeramento da escola.

Bom, para a nossa surpresa, os acadêmicos da UFT campus Buritizinho, fizeram um movimento de ocupação dentro da mesma com o questionamento de não possuírem moradia adequada, sendo que os mesmos já moravam nas casas que a prefeitura já havia cedido desde prefeitos anteriores. 
Sendo assim, os acadêmicos possuem moradias e não estão desamparados ou sem teto como alegavam.

Com a ocupação e a paralisação das atividades da Universidade, os responsáveis pela mesma, decidiram internamente junto aos estudantes ocupantes, que se reuniriam para discutirem possíveis soluções, porém, decidiram por si só, o que seria melhor e de menos custeio para a instituição, não respeitando tanto o acordo firmando com a prefeitura, tão pouco com os filhos de arraias que ali estão em processo de formação.

A UFT Campus Centro atende em média, cerca de 280 alunos do Ensino Fundamental da primeira fase, totalizando mais ou menos 7 turmas de ensino.

Nós, pais arraianos, contamos com este Blog para que possa expor a nossa tamanha indignação e repúdio à negociação firmada entre os alunos (acadêmicos) e a UFT, em que a última, cede todo o prédio da UFT Campus Centro aos acadêmicos como moradia.

A tamanha indignação é que Universidade, como formadora de profissionais (professores), não demonstrou em nenhum momento sensibilidade em deixar neste ano os 280 alunos (nossos filhos), sem salas de aula adequadas para estudar, apenas para alojar 37 alunos acadêmicos, justamente em um prédio que foi doado do Munícipio ao estado para ser Unidade de Ensino Superior e não moradia, como reza a Lei de Nº. 370/1990 de 14 de novembro de 1990.

Ressaltamos que nossa indignação não é direcionada aos alunos acadêmicos, e sim à Universidade que não se posicionou frente à uma decisão justa e de palavra.
Estamos hoje indignados!

A Universidade possui verbas destinadas aos estudantes acadêmicos, ganhou lote da prefeitura para construção da casa dos mesmos e ainda assim, preferiu prejudicar o ensino de 280 alunos, à se prontificar na reforma da casa do estudante atual, ou ao aluguel (possui verba destinada ao aluguel) para esses jovens até que se construísse uma nova casa dos estudantes.

A maioria dos alunos da Casa dos Estudantes possui auxílio alimentação, auxilio permanência, e até auxílio moradia, fora bolsas de projetos que alguns são inseridos, totalizando um montante de aproximadamente 1600,00, suficientes para seus próprios sustentos e dedicação aos estudos.

Fica nossa insatisfação e sentimento de tristeza, onde mais uma vez, quem dita às ações de nossa cidade, são os que dela não pertence e não conhece de suas dificuldades.

Vão deixar mais menos 280 alunos do Ensino Fundamental sem espaço para estudar, para alojar 37 acadêmicos? Sendo que os mesmos não estão sem moradia? 

Queremos uma posição dos representantes legais com urgência. Queremos uma intervenção dos Ã?rgãos competentes que nos representam Juridicamente. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente