Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
07/09/2015 - 10h46m

Palmas sedia reunião do 3º Fórum de Governadores do Brasil Central na próxima sexta-feira 11

Jarbas Coutinho/Governo do Estado 
Divulgação
Palácio Araguaia, sede do governo Tocantinense, onde será realizado o Fôrum de Governadores do Centro Oeste, Tocantins e Rodonia
Palácio Araguaia, sede do governo Tocantinense, onde será realizado o Fôrum de Governadores do Centro Oeste, Tocantins e Rodonia

Palmas sediará o terceiro encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central. O evento contará com a presença do governador Marcelo Miranda e dos demais governadores integrantes do bloco, além do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, provocador da criação do fórum. O evento acontece na próxima sexta-feira, 11, no Palácio Araguaia.

O fórum tem o objetivo de discutir propostas para o fomento do empreendedorismo do Brasil Central. No encontro será definido o modelo de gestão e os pontos para uma agenda e projetos comuns aos estados membros, que se integrarão através de um consórcio.

O governador Marcelo Miranda, anfitrião deste encontro e um dos entusiastas da criação do bloco, explica que o fórum constituiu um instrumento muito importante para discutir e buscar soluções para os problemas comuns dos estados. "Estamos discutindo assuntos que nos são comuns, em busca de soluções conjuntas e viáveis", avalia.

O início dos trabalhos está previsto para as 9 horas, com a apresentação dos projetos iniciais para o Consórcio Brasil Central, em formatação no bloco, voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário, indústria e comércio, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação e meio ambiente.

Protocolo de Intenções

Em um segundo momento, os governadores irão assinar o Protocolo de Intenções, documento que irá delinear toda a formatação do consórcio, e definir como, onde e quais os projetos serão executados.  O documento foi elaborado pelos procuradores, secretários de planejamento e técnicos de todos os estados envolvidos.

Por fim, os gestores irão assinar as mensagens a serem enviadas aos respectivos Legislativos Estaduais, com a minuta do Protocolo de Intenções, a serem apreciadas pelos deputados de cada estado do bloco.

Além de Marcelo Miranda, fazem parte do Fórum os governadores do Mato Grosso, Pedro Taques; de Goiás, Marconi Perillo; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; e de Rondônia, Confúcio Moura.

Secretários e procuradores

Na quinta-feira, 10, dia que antecede o encontro, será realizada a Reunião dos Secretários de Planejamento e Procuradores. Na ocasião, eles vão discutir e validar todos os projetos iniciais do Consórcio Brasil Central e o documento final do Protocolo de Intenções, que serão assinados pelos governadores.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente