Para Marcelo Miranda, cuidar da saúde dos tocantinenses é ato de humanização - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
02/02/2016 - 07h56m

Para Marcelo Miranda, cuidar da saúde dos tocantinenses é ato de humanização

Gisele França / Governo do Tocantins 
Elizeu Oliveira / Governo do Tocantins
Marcelo Miranda conferiu de perto os procedimentos realizados nas carretas do Saúde para Todos - See more at: http://portal.to.gov.br/noticia/2016/1/30/para-marcelo-miranda-cuidar-da-saude-dos-tocantinenses-e-ato-de-humanizacao/#sthash.SAFWGsCD.dpuf
Marcelo Miranda conferiu de perto os procedimentos realizados nas carretas do Saúde para Todos - See more at: http://portal.to.gov.br/noticia/2016/1/30/para-marcelo-miranda-cuidar-da-saude-dos-tocantinenses-e-ato-de-humanizacao/#sthash.SAFWGsCD.dpuf
  • O governador Marcelo Miranda esteve no Parque de Exposição de Paraíso do Tocantins para acompanhar os atendimentos da segunda etapa da ação Saúde para Todos - See more at: http://portal.to.gov.br/noticia/2016/1/30/para-marcelo-miranda-cuidar-da-saud

Felicidade. Essa era a expressão estampada no rosto de centenas de idosos na manhã deste sábado, 30, em Paraíso do Tocantins. O motivo? Realizar o sonho de voltar enxergar com qualidade, depois de vários anos. De óculos escuros no rosto, o semblante dessas pessoas era só sorrisos. Alegria conferida de perto pelo governador Marcelo Miranda, que esteve no Parque de Exposição de Paraíso do Tocantins para acompanhar os atendimentos da segunda etapa da ação Saúde para Todos. 

Para Marcelo Miranda, cuidar da saúde dos tocantinenses é ato de humanização. "Saúde é humanização. Estou muito feliz. Vejo o sentimento dessas pessoas. Quem teve a oportunidade de assistir à uma cirurgia em quatro, cinco minutos como acabamos de assistir, é gratificante. Ã? dar vida a essas pessoas que enxergam muito pouco", destacou o governador ao reforçar que é dessa forma que ele quer administrar o Estado. "São ações que vem ao encontro da nossa política de governo: um governo mais perto do cidadão." 

Ao lado do governador, o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado. "� um programa excelente, que traz benefícios para a comunidade, principalmente às mais carentes, que ficava anos esperando por uma cirurgia de catarata, que aqui faz em cinco minutos. Uma coisa de primeiro mundo", comentou o prefeito, ao destacar a satisfação da cidade estar recebendo os serviços oftalmológicos. "Recebemos de braços abertos e estamos muito felizes de estarmos sendo atendidos. Um programa que tem que se expandir pelo estado todo."

 Realização de sonhos 

Depois de sair de um atendimento, Eva Alves Rocha, 64 anos, celebrava o primeiro passo para a realização de um sonho. Em pouco tempo ela seria mais uma beneficiada com uma cirurgia nos olhos. "Já vai ser encaminhado. Ã? um sonho. A visão da gente é tudo. Um sonho que está se realizando. Estamos tendo essa oportunidade e a gente tem que aproveitar", contou a aposentada, que dali seguiria para o próximo procedimento. Um pouco mais adiantada que a Eva Alves, a moradora de Barrolândia, Maria de Lurdes, 65 anos, já tinha passado pelo procedimento cirúrgico. Ela conta que do olho esquerdo não era possível ver mais nada. "Não enxergava mais o rosto das pessoas, só via o vulto. E graças a Deus e ao governador Marcelo Miranda eu hoje já estou vendo melhor e vou poder ver ele com os dois olhos. Ã? um dia muito importante", comemorou Maria de Lurdes, que disse estar ansiosa para voltar às suas atividades. "Agora vou voltar a fazer todos os meus serviços. Só tenho a agradecer". 

Procedimentos 

Só no início deste sábado, mais de 680 pessoas já haviam sido atendidas e realizadas 110 cirurgias. A expectativa, conforme contou o médico coordenador das atividades, Luciano Goulart, é que o número de beneficiados seja ainda maior. "Ã? um comboio formado por três carretas com capacidade para atender mil pessoas por dia e realizar 300 cirurgias de catarata. A estimativa é atender 7 mil pessoas e realizar 2 mil cirurgias esta semana", ressaltou. 

Expansão 

Os atendimentos aos moradores da região iniciaram na última terça-feira, 26, e seguem até 5 de fevereiro. Nesta etapa estão sendo atendidos moradores de 15 municípios: Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil. 

A primeira região a receber o Saúde para Todos foi Guaraí, no mês de dezembro último, atendendo a 23 municípios. Foram contabilizados 18.761 procedimentos envolvendo exames de paquimetria, mapeamento de retina e tonometria, 3.357 consultas e 1.689 cirurgias de catarata.

 Saúde para Todos 

A ação consiste em levar assistência oftalmológica à população menos assistida em todo o estado, por meio de uma estrutura móvel, respaldada por uma equipe de saúde altamente especializada. 

Os procedimentos são executados em Unidades Móveis Assistenciais. Entre os procedimentos estão cirurgias de catarata, tratamento clínico do aparelho da visão, terapia em oftalmologia, diagnose em oftalmologia, cirurgias de segmento posterior, retina e vítreo. 

Presença 

Acompanharam o governador na visita ao local, a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda; a deputada federal, professora Dorinha; deputados estaduais e secretários de estado. Na oportunidade, o governador e comitiva visitaram o Hospital Regional de Paraíso do Tocantins. - See more at: http://portal.to.gov.br/noticia/2016/1/30/para-marcelo-miranda-cuidar-da-saude-dos-tocantinenses-e-ato-de-humanizacao/#sthash.SAFWGsCD.dpuf

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente