Partidos da Coligação "Reconstruindo o Tocantins" decidem manter apoio à Kátia Abreu para disputa em outubro - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
26/06/2018 - 07h02m

Partidos da Coligação "Reconstruindo o Tocantins" decidem manter apoio à Kátia Abreu para disputa em outubro

Do Portal CT 
Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O grupo de partidos que acompanharam a candidatura da senadora Kátia Abreu (PDT) na eleição suplementar emitiram nota conjunta nesta segunda-feira, 25, para reafirmar apoio à pedetista para a disputa pelo Palácio Araguaia em outubro. A decisão foi tomada após reunião entre os dirigentes partidários que formaram a coligação "Reconstruindo o Tocantins": PDT, PSC, PSD, Avante e o Patriota (Antigo PEN). Todos assinam o comunicado.

As legendas afirmam na nota que vão manter o diálogo com "líderes e partidos que participaram da suplementar" mirando uma aliança em torno de um projeto de "retomada do desenvolvimento econômico e combate à pobreza". O apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) também é um objetivo do grupo. Os petistas Donizete Nogueira, José Santana e José Salomão participaram da reunião e vão articular com os diretórios estadual e nacional uma coalizão.

Eleição suplementar
Kátia Abreu ficou na quarta colocação na eleição suplementar, com 90.033 votos, 15,66% dos válidos. A pedetista ficou atrás do interino Mauro Carlesse (PHS) [74.275 votos, 30,31% dos válidos], do senador Vicentinho Alves (PR) [27.758 votos, 22,22% dos válidos] e de Carlos Amastha (PSB) [123.103 votos, 21,41% dos válidos].

Além do desempenho frustrante, a campanha da senadora também ficou marcada por ter sido mais cara entre os derrotados, chegando a R$ 4.180.057,61 de despesas contratadas. O valor também a colocou como a postulante com o voto mais oneroso, custando R$ 46,42.

Na suplementar, Kátia Abreu venceu em 29 cidades, em sua maioria pequenas, e fez um total de 29.948 votos. Maior colégio na qual saiu-se vencedor foi Araguatins, onde conseguiu 4.144 votos. Por região, a senadora destacou-se por ficar à frente no Bico do Papagaio, com 19,9% dos votos válidos, mas seguida de perto por Vicentinho Alves, que ficou com 18,3%.

Leia a íntegra do comunicado:

"NOTA A IMPRENSA

As lideranças políticas e seus partidos, que apoiaram a senadora Kátia Abreu (PDT) na eleição suplementar, decidiram manter esse apoio à sua candidatura na eleição de outubro deste ano.

O anúncio foi feito em reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, entre os dirigentes do PDT, PSC, PSD, PEN e Avante.

Os líderes Donizete Nogueira, José Santana e José Salomão compõem a decisão unânime e buscarão o apoio dos diretórios estadual e nacional do PT.

O grupo irá manter diálogo por alianças com líderes e partidos que participaram da suplementar. A decisão enfatiza o projeto político que traz medidas e ações para a retomada do desenvolvimento econômico do Tocantins e o combate à pobreza.

Senadora Kátia Abreu â?? PDT
Deputado federal Irajá Abreu â?? PSD
Deputado estadual Osires Damaso â?? PSC
Sgto. Aragão â?? PEN
Tom Lyra â?? Avante

Palmas â?? TO, 25 de junho de 2018"

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente